Movimento jovem SEGUE-ME promove ação social para celebrar seus 26 anos na Arquidiocese

Por Cristina Lima | Pascom Arquidiocesana

(Fotos: Suzana Lima e Cristina Lima | Pascom Arquidiocesana)

Diversos jovens da Arquidiocese de Maceió reuniram-se, no último sábado, 30 de novembro, na Paróquia de Santa Rita de Cássia – Farol, para celebrar os 26 anos de existência do Movimento Segue-me na Arquidiocese de Maceió.

O movimento, que atualmente está presente em treze Paróquias da Arquidiocese, decidiu celebrar seu aniversário a Santa Eucaristia, em Ação de Graças, e a promoção de ações sociais.

O evento iniciou-se, às 08 horas, com a Santa Missa, presidida pelo Côn.  Valmir Galdino, diretor espiritual do Movimento Segue-me, e concelebrada pelo Pe. José Antelmo, Pároco da Paróquia de Santa Rita.

Em sua homilia, Pe. Valmir refletiu quanto ao chamado de Pedro e André, que ao lançar sua rede no mar da Galileia, aceitaram o chamado de Cristo e decidiram segui-lO. E que de mesmo modo, é preciso que o cristão seja testemunha de Jesus Cristo em seu cotidiano, no relacionamento com os irmãos, nas atividades e rotinas de seu dia a dia.

“Nosso Senhor Jesus Cristo nos chama naquilo que nós fazemos como profissão ou na parte da vida acadêmica, na família, na rotina dos nossos dias. Nos chama para testemunhá-lo. Eu sou cristão, eu devo testemunhar Jesus na minha casa, na escola, na faculdade, no trabalho entre os amigos, na vida de Cotidiano de nossas vidas, senhor chama. Nos chama a segui-lo para que nós demos testemunho Dele. Então nos chama para testemunhá-lo.”

“Onde eu estiver unindo meu comportamento, a minha postura, a minha conduta deve refletir isso, que Jesus é o Meu Senhor. Por onde eu passar eu devo iluminar, não com a minha luz, mas com a Luz de Cristo”, concluiu cônego Valmir.

O padre ainda enfatizou também que esse é um período de reflexão, em que as pessoas normalmente param para refletir suas vidas, para analisar suas atitudes durante o ano que está findando. E que dessa forma, o cristão, o jovem seguimista, necessita também se autoavaliar e se preparar, a luz do Evangelho, para ser verdadeiros seguidores de Cristo, tanto dentro do movimento, como no cotidiano de suas vidas.

“O final do ano também nos leva a refletir sobre a nossa participação, sobre a nossa missão, sobre o nosso empenho, a nossa dedicação, o nosso serviço à Aquele que lhe segue me diz: Vem e Segue-me!”

“É uma graça de Deus. É bonito fazer parte de deste movimento, contudo, mais bonito ainda é se oferecer a cada dia Nosso Senhor dentro deste movimento. Levando o outro a encontrar com Cristo.”

Após a Missa, os jovens deram início as  atividades da ação social, dentre elas: corte de cabelo, atendimento médico e odontológico, cadastramento de doadores de medula óssea, espaço kids, distribuição de quentinhas; e doação de sangue, uma parceria com o HEMOAL que levou os doadores até a sede.

Por fim, finalizaram o dia através com um lanche partilhado e saída dos seguimistas para entrega de doações de alimentos e materias de limpeza e de higiene pessoal as instituições sociais da Arquidiocese.

 

TESTEMUNHOS

Jailson Júnior, da Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus, salientou acerca da alegria  que o Movimento encontrou para comemorar o aniversário do Segue-me através da promoção da ação social, de poder evangelizar ajudando aos que mais necessitam.

“Então, hoje é o momento de muita Alegria. É uma forma que a gente encontrou no dia de hoje de comemorar os 26 anos do movimento Segue-me em nosso arquidiocese de Maceió. E nada mais justo do que a gente comemorar realizando uma Caridade, né?”

Para Matheus Acioly, seguimista da Paróquia Menino Jesus de Praga, a ação “foi um momento muito especial para mim como seguidor, porque mostrou é o lado social do Segue-me, mostrou que nós não somos apenas é seguidores da igreja, mas sim somos seguidores em ajudar o irmão com os nossos dons. E isso mudou muito a minha forma de pensar, em ver essa união de jovens e tios que deram a vida por esse dia.”

Já para jovem Bárbara Iasmim, da Paróquia de Santa Terezinha do Menino Jesus,“ foi uma experiência incrível ter que lidar com tantas crianças e que eu não sou acostumada, mas foi muito gratificante estar com elas nesse momento e contribui de certa maneira para minha vida, com um aprendizado tanto com elas quanto com o Segue-me inteiro, a se doar com o próximo.”