Marcos Filipe – Pascom Arquidiocesana
Era aproximadamente 15h quando o arcebispo de Maceió, Dom Antônio Muniz, abençoava a guarda de honra de Nossa Senhora dos Prazeres, e iniciava a última missa antes da procissão da padroeira na tarde desta terça-feira (27). O que ele não iria imaginar era a quantidade de pessoas que já estavam no lado de fora esperando.
A banda de música da Casa Dom Bosco em seu lugar e os 100 primeiros homens que levaram o andor chamaram a atenção de que estava na Praça Dom Pedro II, e assim marcharam sob fortes palmas de quem os parabenizava pelo ato de fé e carinho pela mãe de Jesus.
“É um momento de fé e de alegria para nós da Arquidiocese, sobretudo nesta preparação para o nosso Centenário que se aproxima”, disse o arcebispo.
O início da procissão estava na Praça Sinimbu e a imagem de Nossa Senhora dos Prazeres ainda se encontrava na porta da Catedral, registrando uma das maiores procissões já vista da padroeira.
“Como legionária estou aqui para agradecer as bênçãos que Deus tem derramado em minha vida. E estou aqui para caminhar ao lado de Nossa Senhora dos Prazeres, da mesma forma que ela caminha com cada um dos seus filhos”, disse a senhora Maria de Lourdes.
Foram quase quatro horas de procissão e a multidão se juntou com outra que já esperava no Santuário da Misericórdia João Paulo II e Irmã Dulce, no Trapiche.
E carregada por mais 100 homens, a imagem da padroeira entrou no local sob aplausos, e os guardas choravam o que emocionou que presenciou a cena. “Ter carregado a imagem da Mãe de Jesus foi um presente, e agradeço a Deus pela oportunidade”, disse o senhor Laércio José, com mais de 60 anos, da paróquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, no Vergel do Lago.
A homilia ficou sob a responsabilidade do vigário-geral, Dom Genival Saraiva, que bastante emocionado falou da relação de Maria com o povo. “Que alegria a nossa em termos uma mãe que caminha junto com seus filhos, que acalma o coração nos momentos de aflição e nos diz: Deus está com vocês!”.
Missa no Santuário da Misericórdia Homens recebendo a benção do Arcebispo (Foto: Wanderlan Veloso/ Pascom Arquidiocesana)