A paróquia de Santa Luzia de Siracusa, na cidade de Santa Luzia do Norte, após celebrar a trezena, de 1º a 13 de dezembro, dedicada a sua Padroeira, encerrou a festividade com uma vasta programação no dia festivo.
A comunidade paroquial iniciou as atividades do dia festivo, 13 de dezembro, e acolhida dos romeiros antes do sol raiar com procissão luminosa, às 4h da madrugada, saindo da comunidade Santa Teresinha para a Igreja Matriz. A primeira missa do dia foi celebrada, às 5h, presidida por padre Luciano Soares. Às 8h30, a Celebração Eucarística foi presidida pelo administrador paroquial de Nossa Senhora das Brotas, em Atalaia, padre Alex Barbosa.
A missa solene, com o rito da bênção dos olhos, foi a terceira celebração do dia, às 10h30min, presidida pelo Pe. Manuel Francelino, da paróquia de Nossa Senhora da Conceição – Atalaia, que sempre frisava ser um milagre. Concelebraram os padres Arnaldo, paróquia Nossa senhora da guia – Satuba; Hamilton Alves, paróquia São Sebastião – Tabuleiro; Bartolomeu Anselmo, paróquia São Sebastião – Messias. Também frei Francinaldo, paróquia São Pedro pescador – Francês.
Ao iniciar a Celebração Eucarística Pe. Manuel Francelino acolheu a todos dizendo podemos perder até perder a visão dos olhos, mas nunca a visão da fé. Continuemos com os olhos fixos em Jesus Cristo. Na homilia ele orienta não precisamos ter uma fé fraca, fria e frouxa. “Precisamos sim ter uma fé forte”, ressaltou Pe. Manuel.
Milhares de paroquianos e romeiros chegavam com fervor e devoção diante do altar da padroeira para fazer suas preces e agradecer graças alcançadas. A capacidade da igreja foi ultrapassada de forma que os bancos ficassem lotados e as pessoas se acomodaram em torno do Altar. Durante a celebração os devotos renderam graças e mostraram veneração à Santa Luzia.
“Estou aqui hoje para agradecer uma graça alcançada, depois de muita oração e perseverança a cirurgia dos meus olhos foi realizada com êxito pela intercessão de Santa Luzia”, disse Dona Quitéria Camilo, ministra da Eucaristia.
No encerramento da Celebração o Sacerdote realizou a unção dos olhos nos fiéis com o óleo sagrado. Na parte da tarde, a programação teve continuidade com o show e santa missa celebrada pelo pároco Pe. Luciano Soares e concelebrou o Pe. Valdo Bezerra da paróquia de São Sebastião – Ibateguara, que trouxe sua caravana.
Muitos romeiros compareceram e aqueles que foram chegando com suas caravanas que vieram de vários lugares e estados vizinhos para abrilhantar a festa. Logo após a Santa missa houve a procissão percorrendo as principais ruas da cidade. Em seguida a benção com o Santíssimo Sacramento e encerramento da festa de Santa Luzia de Siracusa 2018.
Padre Luciano Soares, administrador paroquial estima que durante a festa de Santa Luzia passaram por lá 25 mil pessoas.
Depoimento Padre Manuel Francelino devoto de Santa Luzia
‘Sou um milagre’
Quando tinha oito anos de idade sofri um acidente com pólvora, fui atingido no rosto em diversas camadas da minha pele. Tive queimadura de terceiro grau rosto e fiquei com a visão comprometida. Em meio às preces e lamentos minha mãe suplicou a Santa Luzia a cura. Usei óculos durante 20 anos e com o passar do tempo fui recuperando a visão, estando hoje 99% perfeita atribuindo a um milagre de Deus pela intercessão de Santa Luzia. Então milagres acontecem, como diz irmã Briege, disse o pe. Manuel Francelino.