A quarta edição do espetáculo natalino lembrou que a natureza precisa de amor.
Por Amélia Sandes e Ítalo Felipe – Pascom Sta. Terezinha/Serraria
A encenação do nascimento de Jesus ganhou cenário em meio à arborização do Recanto Sagrado Coração de Jesus, localizado no bairro Serraria, em Maceió. Foi a quarta edição Natal Ecológico realizado na última semana de dezembro pelas paróquias Santa Terezinha do Menino Jesus e Virgem dos Pobres, ambas do Setor Tabuleiro II.
O espetáculo natalino, que buscou conscientizar o público sobre a necessidade de preservação do meio ambiente, teve como protagonista São Francisco de Assis, padroeiro da ecologia e criador do primeiro presépio. Francisco contracenou a criação e a pedido dos irmãos pastores contou a história do nascimento do Menino Deus.
O Natal Ecológico começou com a união do pensamento das Irmãs Filhas do Sagrado Coração de Jesus e do Monsenhor José Augusto. Eles tinham a ideia de mostrar às pessoas que Jesus veio para tudo e todos.
“A criação toda necessita se salvar. Deus nos salva e nos convida a salvar a natureza. O sentido do Natal Ecológico é mostrar que Jesus veio para toda forma de vida”, expressa a religiosa Irmã Jelda. Ela lembra ainda que o Papa Francisco também tem convidado a Igreja para uma conversão ecológica.
Para o Monsenhor José Augusto, a cada ano o Natal Ecológico traz um alerta de que a fé precisa de atitudes. “É preciso que nosso relacionamento uns com os outros e com a natureza seja vivido segundo o Evangelho. O natal nos convida a olhar para a beleza do que podemos fazer por esse mundo e aguardar a beleza da gloriosa vinda do Senhor “, ensina o pároco de Santa Terezinha do Menino Jesus.
“Percebemos que, cuidando da natureza, estamos cuidando do Senhor e de tudo o que Ele criou. É extremamente importante lembrarmos que tudo o que Deus fez é bom”, explicou o Padre Bruno Rodrigues da paróquia Virgem dos Pobres.
Além das encenações, o evento contou com belíssimas apresentações musicais, nas quais o público pôde apreciar e cantar as mais conhecidas canções natalinas. Enquanto o coral entoava que nosso Deus mora e brilha em todo lugar, da boca dos atores saíam palavras que lembram que o sonho de Deus para a humanidade é a salvação.
PERSONAGENS
Na manjedoura posta no meio do cenário, os expectadores viam um bebê dócil e amável, representando o Menino Deus. Era Marina Alves, uma menininha de três meses.
A mãe de Marina, Marcela Alves, disse que tinha pensado em como seria bom ver a filhinha no papel de Jesus. “Uma outra criança iria fazer o papel e não pôde. Então, quando vieram convidar a Marina, eu já sabia que era para o Natal Ecológico. É uma benção vê-la assim, fazendo o papel do Menino Jesus”, encanta-se Marcela.
Pela segunda vez interpretando a Virgem Maria, Gorete Santana compõe o elenco do espetáculo que também tem o esposo e a filha dela como intérpretes. “O Natal Ecológico precisa de pessoas que se doem. Sei que o chamado é de Deus e me sinto feliz em participar apesar de achar que não sou merecedora de interpretar a Mãe de Jesus, confessa Gorete.