Nota de Esclarecimento da Arquidiocese de Maceió

A Arquidiocese de Maceió emitiu, no último dia 24 de janeiro, nota de esclarecimento sobre uma notícia divulgada pela mídia que cita apoio da Igreja Católica à escolha do futuro secretário da Secretaria de Estado da Paz.

Confira nota na íntegra:

 

Nota de Esclarecimento

A Rede Cristã de Acolhimento aos Dependentes Químicos do Estado de Alagoas e a Arquidiocese de Maceió, considerando a notícia divulgada pela mídia concernente a uma “luta pelo comando da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência” e um acordo com o ex-deputado federal, Givaldo Carimbão, para que o mesmo assumisse a pasta da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência, trazem a público, por voz do Arcebispo Metropolitano de Maceió,  o que segue:

  • A Arquidiocese de Maceió jamais indicou ou fez acordo para que Givaldo Carimbão assumisse o cargo de Secretário de Estado de Prevenção à Violência (SEPREV) ou qualquer outro cargo.
  • A SEPREV é um Órgão importantíssimo para o Estado de Alagoas, pois, dentre outras atividades, visa acolher, recuperar e reinserir dependentes químicos à sociedade. Assim, como em qualquer outra Secretaria, acreditamos que seu comando deve ser exercido por um agente técnico, livre de indicações ou pressões meramente políticas.
  • Ao contrário do que diz a referida notícia, nossa luta não é por cargos ou indicações, mas por políticas públicas que, em nosso Estado de Alagoas, sejam exercidas de forma séria, isenta e responsável, motivo pelo qual fundamos a Federação RECRIAR, que hoje conta com diversas Comunidades Terapêuticas que atuam na construção da verdadeira política pública sobre drogas.
  • Não cabe à Arquidiocese de Maceió indicar Secretários de Estado, mas cabe-nos colaborar, de forma vigilante e ativa, com os Poderes constituídos para o bem da sociedade alagoana, na busca do Bem Comum, combatendo sempre decisões contrárias às exigências da ordem moral, dos direitos fundamentais das pessoas e dos ensinamentos do Evangelho.

Maceió, 24 de janeiro de 2019.

Côn. Walfran Fonseca dos Santos
Porta Voz da Arquidiocese de Maceió
Rede Cristã de Acolhimento aos Dependentes Químicos do Estado de Alagoas