NOTA EM SOLIDARIEDADE AOS JORNALISTAS ALAGOANOS
Maceió, 28 de junho de 2019.
A Arquidiocese de Maceió, através da Comunicação Arquidiocesana, vem prestar solidariedade aos jornalistas alagoanos que estão em greve desde o dia 25 de junho contra a proposta de redução em 40% do piso salarial da categoria.
A Igreja de Maceió vem acompanhando, com preocupação, essa situação, pois acredita na valorização de toda e qualquer profissão. Uma redução no piso salarial traz consigo um retrocesso nos direitos conquistados ao longo dos anos pelos jornalistas do Estado.
A Comunicação Arquidiocesana manifesta seu apoio estes profissionais que cotidianamente possuem o compromisso de levar a verdade e denunciar as injustiças da sociedade que fragilizam o pobre e o excluído.
Como bem cita o Papa Francisco, em uma de suas mensagens do Dia Mundial para as Comunicações Sociais: “Para nós, cristãos, os óculos adequados para decifrar a realidade só podem ser os da boa notícia: partir da Boa Notícia por excelência, ou seja, o ‘Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus’” (Mt 1,1). Este problema também atinge os jornalistas que são missionários na Pascom Arquidiocesana e nas Paróquias da nossa Arquidiocese, aos quais estamos unidos em oração.
Rogo a Nossa Senhora dos Prazeres que derrame sua proteção sobre todos esses profissionais.
‘‘Contribuir para o esforço comum de prevenir a difusão das notícias falsas e para redescobrir o valor da profissão jornalística e a responsabilidade pessoal de cada um na comunicação da verdade’’
(Papa Francisco – Mensagem da 52ª DMCS)
Maria Cícera da Silva
Coord. Arquidiocesana da Comunicação