Aline Saphier (Pascom NSF)
A festa teve início no dia 04 de maio e encerramento no dia 13, dia da padroeira
Na última segunda-feira (13), foi celebrado solenemente o dia de Nossa Senhora de Fátima, na futura paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro do Feitosa, em Maceió. A celebração de encerramento da festa foi presidida pelo arcebispo de Maceió, Dom Antônio Muniz, às 17h, e reuniu centenas de fiéis e devotos da padroeira. Concelebrou com o arcebispo, o padre Francisco Guido, atual administrador paroquial.
Dom Antônio, na homilia, falou sobre a aparição de Nossa Senhora, em Fátima – Portugal e sobre as vidências dos três pastorinhos, que foram canonizados por terem presenciado o milagre da luz. Ainda em sua homilia, o arcebispo aproveitou para fazer um apelo sobre a permissão da venda de bebidas alcoólicas nos estádios. “Eu gostaria de transformar esse grande exército de Nossa Senhora, numa grande torcida pela paz. Que alegria seria vocês recebendo outras pessoas com o sinal de paz.”
Durante os nove dias de festa, nove padres passaram pela celebração: Pe. André Queiroz (abertura), Pe. Francisco Guido (1º dia), Pe. Hamilton Alves (2º dia), Pe. José Ronaldo (3º dia), Pe. Antônio Marcos (4º dia), Pe. Aloísio Oliveira (5º dia), Pe. Cônego Everaldo (6º dia), Pe. Zezinho (7º dia), Pe. Siddartha Vital (8º dia).
Todos os padres convidados enalteceram Nossa Senhora de Fátima, e mostraram caminhos para seguir os passos de Maria, no ser e agir. A importância de acreditar em Deus e no poder da oração também foram enfatizados pelos sacerdotes.
Para o administrador paroquial, padre Francisco Guido, a festa superou as expectativas. “Ver aquela quantidade de pessoas presentes todos os dias na festa e também na procissão é a própria beleza que podemos oferecer a Nossa Senhora de Fátima.”
Sobre a festa, o padre não poupou elogios “foi magnífica, foi realmente algo belo e transformador para mim, e também para toda a paróquia, pela felicidade no rosto de todos deu para perceber. É a beleza de renovar a fé diante do aparecimento da Virgem Maria em Fátima.”
Todos os dias, em frente à igreja, houve festa externa e quermesse, composto por muitas barracas de comida, joguinho de pescaria, lojinha de artigos religiosos e no sábado, dia 11, houve um grande show de prêmios, onde centenas de pessoas lotaram a praça da paróquia. No palco central vários grupos se apresentaram trazendo muitos louvores para os fiéis, entre as atrações, marcaram presença: Igor Demuvi, Junior Amaranto, Padre Magalhães, e Ministério de Música Yeshua.
No último dia, uma belíssima procissão percorreu as principais vias do bairro do Feitosa, com centenas de pessoas orantes. A imagem de Nossa Senhora de Fátima esteve em um lindo andor, cercado de flores e rosas, carregada em uma caminhoneta. Após o retorno a paróquia, foi realizado um momento de adoração, onde vários fiéis não conseguiram segurar a emoção na consagração ao Santíssimo Sacramento.
Dona Maria Vieira de Jesus, tem 66 anos, e não conteve a emoção ao falar de um dos seus momentos preferidos na novena de Fátima. “Na noite da mãe rainha, no dia 8 de maio, fui convidada para participar da entrada com Nossa Senhora. Ninguém sabia, mas era meu aniversário. Nossa Senhora providencia tudo. E eu fiquei muito feliz por aquele momento. Agradeci muito a Ela. Sou devota e senti que foi uma providência divina. Eu a amo! Fiquei extremamente feliz.”
Na celebração do dia 12, houve uma apresentação das crianças da catequese, onde eles representaram os três pastorinhos na aparição de Nossa Senhora, em Fátima. Sem combinar, ou ouvir a entrevista um do outro, Dona Maria e Padre Francisco Guido destacaram a apresentação como algo emocionante.
“Aquilo foi lindo. Crianças tão pequenas, representando os pastorinhos e devotando tanto amor a Nossa Senhora” disse dona Maria. E sem saber, Padre Guido completou “inclusive fizemos a pintura deles na parede da paróquia, para o altar de Nossa Senhora de Fátima. Foi muito emocionante assistir a tudo.”
A Santa missa e a procissão foram transmitidas por projetor para os paroquianos que estavam do lado de fora da paróquia; nas redes sociais, onde mais de 100 pessoas acompanharam, ao vivo, a missa; e também na rádio Milícia da Imaculada.
Nossa Senhora de Fátima
Invocação mariana atribuída à Virgem Maria, que surgiu após relatos das aparições reportadas por três pastorinhos, na cova da Iria, em Fátima, Portugal. De acordo com os testemunhos das três crianças videntes de Nossa Senhora, a primeira aparição da Virgem Maria teria ocorrido no dia 13 de maio de 1917 e o fenômeno repetiu-se durante seis meses seguidos, sempre no dia 13 (excetuando-se o mês de agosto, em que ocorreu a dia 19), até 13 de outubro de 1917.