Marcos Filipe – Pascom Arquidiocesana
A sétima noite da Novena de Nossa Senhora dos Prazeres 2020 neste domingo (23) contou com a presidência do arcebispo metropolitano de Maceió, Dom Antônio Muniz Fernandes, O.Carm., e concelebrada pelo reitor da Catedral Metropolitana, Cônego Severino Fernando.
Neste domingo escutamos um trecho do Evangelho de Mateus, mais precisamente do capítulo 16, onde o centro da narração está exatamente na expressão de Pedro: Tu és o Messias, o Filho de Deus. O metropolita pediu no início da pregação que os presentes repetissem essa frase e guardassem em seus corações.
“Está é a expressão geradora da narração, é dita por Pedro que aqui vai ter dois nomes. Na primeira parte exatamente, o nome Simão, filho de Jonas; na segunda, depois do seu testemunho, vamos ter o crescimento da expressão Pedro, pedra, petrus, após a profissão de pé. Essa expressão continua exigindo de nós, depois de dois milênios, uma resposta, e cada um vai organizá-la a sua maneira, mas a pergunta é sempre está: Quem é Jesus para você?”, falou.
Dom Muniz lembrou que essa é a Profissão de Fé Apostólica, porque neste momento, Pedro responde por todo o grupo. E nela encontramos o surgimento da Igreja. “Já não é mais Simão, é Pedro, a pedra onde ‘vou edificar a minha Igreja’, que nasce dessa profissão de fé apostólica. Pedro dá uma resposta exatamente resumindo tudo aquilo que pensa todos. Ele assume essa responsabilidade, e por isso Jesus coloca tão alta missão, de ser uma pedra, o primeiro deste grupo, e o primeiro nesta Igreja de Cristo que surge. Por este motivo é que nos ainda hoje professamos que cremos na Igreja una, santa, católica e apostólica”.
“O povo está confundido Jesus com muita coisa. Ele purifica tudo isso, e afirma a confissão de fé. A Igreja apostólica surge a partir desta profissão de Pedro. Peçamos a Deus a graça de poder responder a essa pergunta, hoje aqui em Maceió. Será que você vai confundir Jesus com qualquer coisa? Facilmente pulamos de galho em galho. Basta responder com sinceridade: Tu és o Messias, o Filho de Deus. Muitas podem aparecer, mas não são a Igreja de Cristo. Que possamos crescer no conhecimento da Escritura e da Fé, dando frutos benditos e maravilhosos, da vivência na verdadeira Igreja de Cristo, que os poderes do inferno não vão abatê-la, porque Ele entregou a Pedro as chaves do Reino”, completou.
A programação na Catedral segue nesta segunda-feira (24) com missas às 6h, 12h, 17h direto da residência particular do arcebispo e novena às 19h.
Para participar das missas durante a Festa da Padroeira, o fiel deve agendar aqui. A medida faz parte do protocolo sanitário da Arquidiocese e das recomendações dos órgãos de saúde.As missas diárias às 6h são transmitidas pela Rádio Difusora de Alagoas 960 AM; e às 12h pela Rádio Imaculada 92.3 FM. Além dessas, a de 17h como o arcebispo e a da novena Às 19h, são transmitidas pelas mídias sociais da Arquidiocese de Maceió.
As pessoas com mais de 60 anos, crianças, portadores de doenças crônicas ou do grupo de risco, devem permanecer em casa e acompanhar virtualmente.