Thiago Aquino/ Pascom Arquidiocesana
Durante a Missa das 19h do 7º dia da Novena de Senhora dos Prazeres, nesse sábado (24), o arcebispo metropolitano de Maceió, dom Antônio Muniz Fernandes, refletiu sobre a Via Sacra de Maria, dando continuidade à catequese iniciada na sexta-feira (23). O Setor Juventude, a Comissão de Animação Bíblico-Catequética e os Seminários Nossa Senhora da Assunção e São João XXIII foram as lideranças da noite.
“Maria é a mãe que acompanha em silêncio a dor do filho carregando a cruz, sem tomar nenhuma atitude. É aquela que permanece olhando para o filho, exclamando no seu coração ‘Meu Deus, quanto sofrimento’ e segue os passos do Seu Filho. A dor maior é quando ela recebeu Jesus nos braços. Então Maria participa integralmente da Via Sacra do Filho”, disse o arcebispo durante a homilia. “Nós católicos temos a alegria de encontrar Jesus nos braços de Maria”, destacou dom Antônio.
Ao finalizar na 15ª estação, quando Jesus ressuscita, o presidente da celebração ressaltou Maria como modelo de fé: “Jesus ressuscitou sem grandes aparições, então quem tem fé, meus irmãos, não precisa buscar espetáculos neste mundo, pois quem tem fé já vê tudo o que Deus nos prometeu. E em Maria encontramos o símbolo de quem acreditou, então peçamos a Deus que nos aumente cada vez mais a fé, que às vezes anda tão fraca e indecisa, e olhemos para Maria e vejamos o grande exemplo para a vida de toda família”.
A Santa Missa foi concelebrada pelo cônego Severino Fernando, reitor da Catedral, e padre Márcio Roberto, coordenador da Comissão Arquidiocesana para a Animação Bíblico-Catequética. A animação litúrgica foi de responsabilidade do Coral Unidos em Cristo.
À tarde, a Missa contou com a participação do Setor Rio Largo e refletiu o tema “A tarefa de evangelizar todos os homens constitui a missão essencial da Igreja; é a graça e vocação própria, sua mais profunda identidade”. A celebração foi presidida pelo padre Bartolomeu Anselmo, da Paróquia São Sebastião, em Messias, e o pregador foi padre Raul Moreira, da Quase Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Rio Largo.