O Mês da Bíblia

Estamos na vivência da vigésima terceira semana do Tempo Comum e nos estudos temáticos. Como bem sabemos, o mês de Agosto foi dedicado às vocações presentes na Igreja, Setembro é o mês dedicado à Sagrada Escritura, Outubro das missões. Desta forma, segue o ano pastoral da Igreja no Brasil, destacando aspectos da vida e missão da Igreja. Buscando auxiliar às comunidades, Paróquias e Dioceses, a Comissão para a Animação Bíblico-Catequético da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), disponibilizou dois subsídios de apoiop aos fiéis que desejam celebrar o Mês da Bíblia, agora em setembro. O mês dedicado a Bíblia surgiu no séc. XX em 1971, por ocasião do cinquentenário da Arquidiocese de Belo Horizonte, Minas Gerais. Foi levado adiante com a colaboração efetiva do Serviço de Animação Bíblica até posteriormente ser assumido pela CNBB e estender-se ao âmbito nacional. Sempre com a finalidade de instruir os fiéis sobre a Palavra de Deus. Cada ano há um tema especifico, a temática deste ano é “para que n’Ele nossos povos tenham vida – Livro da Sabedora” e o lema “A sabedoria é um espírito amigo do ser humano”.

Neste ano, o texto-base para o Mês da Bíblia se propõe a auxiliar a leitura e o estudo da primeira parte literária do Livro da Sabedoria (Sb 1,1-6,21). Como objetivo principal, prevê que as pessoas, de forma individual, e as comunidades, em grupo, cheguem à leitura do texto bíblico, por mais que este se revele exigente. O itinerário foi organizado de modo simples a fim de que se tornasse o mais prático possível, colocando-se a serviço da compreensão daquilo que o Livro da Sabedoria expõe em seus primeiros capítulos.

É interessante dizer que o mês da Bíblia é celebrado em setembro porque no dia 30 celebra-se o dia de São Jerônimo, que foi um grande biblista do Séc. IV ao V. Foi ele quem traduziu a Bíblia dos originais (Hebraico e Grego) para o Latim, que naquela época era a língua falada no mundo e usada na liturgia da Igreja Católica. Hoje a Bíblia é o único livro que está traduzido em praticamente todas as línguas do mundo e está em quase todas as casas, talvez nem se faça ideia, mas a Bíblia é o livro mais vendido, distribuído e impresso em toda a história da humanidade.

Portanto, a Bíblia é a revelação de Deus numa linguagem humana e compreensível para todos, através de séculos. Muito embora tenha sido escrita durante longos períodos não contínuos, ela se apresenta como uma unidade perfeita. E também entre seus diversos autores, mesmo não tendo se conhecido, existe uma harmonia e coerência iluminada pelo Espírito Santo, o autor principal da Bíblia. Por fim, a Bíblia é palavra de Deus revelada. Segundo São Jerônimo, precisamos amá-la e respeitá-la: “ignorar as Escrituras é ignorar o próprio Cristo”. Então, queridos irmãos, não podemos ignorar as Escrituras, pois se fizemos isso, estaremos ignorando o próprio Cristo Jesus.

Da Redação