A terceira noite foi marcada pela presença dos Cursilhos de Cristandade e Mães que Oram pelos filhos
Por Micheliny Tenório – Pascom Arquidiocesana
Em mais uma noite sob o olhar de Maria, fiéis estiveram na Catedral Metropolitana de Maceió para reverenciar Nossa Senhora dos Prazeres durante a terceira noite da novena em homenagem à Padroeira de Maceió.
A celebração realizada na terça-feira (20) foi presidida pelo Vigário-geral da Arquidiocese de Maceió Dom Genival Saraiva e teve como lideranças o Movimento Mães que oram pelos filhos e o Cursilhos de Cristandade, que também foi responsável pela animação litúrgica.
Com o tema “Não há nada de mais belo do que conhecer Jesus Cristo e comunicar aos outros a amizade com Ele. Uma igreja autenticamente eucarística é uma igreja missionária”, a comunidade foi convidada a refletir sobre a interseção de Nossa Senhora junto a seu filho Jesus Cristo em prol da humanidade.
Representantes das lideranças da noite falaram sobre o significado do momento.
“Para o movimento é um presente de Jesus que é cheio de misericórdia por que nos convoca mais uma vez a rezar pelos nossos filhos dentro da casa ‘dEle’, nos chamando a amar a Eucaristia na santa missa, que é a maior oração que nós temos dentro da nossa igreja católica. Aqui tem várias mães que aprenderam a amar e a se apaixonar pela missão por que Nossa Senhora dos Prazeres nos convoca a estar aos pés de Jesus de Cristo com alegria, persistência e fé”, afirmou Alexandra Oliveira, coordenadora estadual do Movimento Mães que oram pelos filhos.
Para a representante do Cursilhos, que tem como carisma a evangelização nos diferentes ambientes, participar como liderança da terceira noite do novenário é um momento de agradecimento a Deus. “Para nós é motivo de alegria estar servindo ao Senhor. Nosso carisma é levar o Evangelho de Cristo a todos os lugares”, descreveu Maria José Medeiros, coordenadora arquidiocesana do Cursilhos de Cristandade.
Dom Genival em sua homilia refletiu sobre o olhar materno de Maria, fazendo uma analogia às observações humanas em torno dos seus semelhantes.
“A linguagem do olhar fala muito sobre as pessoas. Conseguimos corrigir ou aprovar o que uma pessoa fala ou faz apenas pelo olhar. Vamos aprender também com o olhar de Maria, que é sempre um olhar materno vindo do céu, e em sua passagem pela terra foi também de grande amor”, ressaltou Dom Genival ao recordar o olhar de Jesus para Pedro quando o negou em seu calvário.
“Segundo o Evangelho, Jesus já condenado ao iniciar seu percurso para a crucificação, olhou para Pedro e não disse uma palavra. Pedro chorou amargamente. Entendeu, portanto, que aquele olhar de Jesus foi um olhar de correção e que ajudou Pedro a corrigir-se. Jesus não jogou pedra em Pedro, mas o ajudou a refletir sobre sua negação”, acrescentou Dom Genival.
Viagem de trem
Ao final da santa missa, os fiéis participaram da quermesse organizada no salão paroquial e visitaram a loja que disponibiliza camisas personalizadas da Festa da Padroeira. O arcebispo de Maceió, Dom Antonio Muniz, pediu aos fiéis que adquiram uma camisa e doem para o Coral da Casa do Servo Sofredor.
O arcebispo também convidou toda a comunidade católica para acompanhar no próximo sábado (24) pela manhã a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora dos Prazeres a bordo do VLT saindo de Lourenço de Albuquerque, em Rio Largo, com destino à Estação de Jaraguá. Durante o percurso haverá orações nas estações do trem.
Acompanhe em nossas redes sociais a programação da Festa da Padroeira e as informações da Arquidiocese de Maceió.