Padre Celso, joia jubilar

*Por Padre Valmir Galdino| Chanceler da Cúria Metropolitana

Artigo publicado no jornal Gazeta de Alagoas

Pe. Celso Alípio (Foto: Wanderlan Velozo)

Celebramos, com muita alegria e sentimentos de gratidão a Deus, hoje, os 90 anos de vida do Padre Celso Alípio. Um verdadeiro dom de Deus para a Arquidiocese de Maceió como também para o povo alagoano.

Padre Celso, como gosta de ser chamado, embora tenha recebido os títulos de cônego e monsenhor, possui uma trajetória de vida exemplar e edificante. Desses 90 anos, sessenta e sete de ministério sacerdotal dedicados à missão de evangelizar, sempre com um olhar especial para os mais sofridos, no corpo e na alma.

Por sua vez, um padre educador, mestre do saber. Marcando presença nas diversas instituições escolares, públicas e privadas, de nossa cidade de Maceió, lecionou, com rigor, várias disciplinas ligadas às áreas de humanas, sua especialidade.  Deste modo, educando para vida, com a constante preocupação de elevar o nível humano e intelectual de seus alunos.

Por conseguinte, marca sua história, por várias décadas, no Seminário Nossa Senhora da Assunção, na capital alagoana, como professor e orientador espiritual de diversos seminaristas, futuros padres da Igreja. Uma referência autêntica de pai e pastor, que sabe ouvir, aconselhar, corrigir e apontar para o Caminho, Cristo.

Pároco poucas vezes, mas presente nas paróquias todas da Arquidiocese, inclusive no interior. Celebrando, formando o povo de Deus, animando a vida pastoral das comunidades e movimentos eclesiais; conduzindo e ensinando com sabedoria para o amor ao reino divino que passa pela pessoa do outro, do próximo.

Na Catedral Metropolitana, durante muitos anos, sob o olhar materno de Nossa Senhora dos Prazeres, procurou irradiar zelo e amor na celebração Eucarística, no atendimento das confissões e no acolhimento dos fiéis que a ele acorriam. De lá, cooperou com diversos movimentos, pastorais e associações da Igreja. Exercendo uma especial devoção pelos mais necessitados, pelos pobres e esquecidos, procurou dar-lhes dignidade servindo-se do apoio dos mais abastados da sociedade.

Portanto, podemos caracterizar Padre Celso Alípio Mendes Silva como padre, sacerdote, pastor, pároco, diretor e conselheiro espiritual, orientador, catequista, evangelizador, mestre, professor, chanceler da cúria. Todavia, a melhor expressão que o qualifica é simplesmente Padre Celso, homem de Deus, que sempre soube e sabe, com maestria, amar e servir.