Padre Cícero Lenisvaldo destaca nosso papel enquanto defensores da paz e da justiça

Padre Adriano presidiu a celebração da novena nesta terça (25)

Marcos Filipe – Pascom Arquidiocesana

A novena de Nossa Senhora dos Prazeres 2020 na noite desta terça-feira (25) teve como destaque a nossa missão enquanto discípulos, herdeiros do reino de Cristo. Presidiu a celebração o Padre Adriano Vieira e concelebrada pelos padres Tito Régis, Jerônimo Pereira e Cícero Lenisvaldo, que foi o pregador.

“Nossa Senhora nos chamou aqui nesta noite para rezar. Ela é um exemplo para nós de alguém que tem sensibilidade para com Deus. Nós queremos ser melhores, glorificar o Seu nome, mas se quisermos fazer isto de fato, devemos estar atentos à Palavra, escutá-la e colocá-la em nossa vida. Maria além de fazer tudo isso, diz: Fazei tudo o que meu Filho lhes disser”, iniciou a homilia.

Padre Cícero Lenisvaldo explicou que o Evangelho de hoje traz a crítica de Jesus com os fariseus, porque Ele não aceita uma religião superficial. “Precisamos entender a frase central da Liturgia. Jesus diz que não é dessa maneira, indo à procura dos extremos. Nós precisamos buscar a pureza de coração, que precisa se expressar fisicamente, nos ritos dignos de manifestar adoração a Deus”.

Recordando a primeira leitura, o sacerdote falou de grupos que querem prever a data e o retorno de Jesus, outros que dizem que o Evangelho não tem mais valor. “O que conta para nós é que no agora, devemos estar unidos a Cristo, como nosso Salvador. E São Paulo diz: Permaneçam firmes na fé. Precisamos conservar as Sagradas Escrituras e a Tradição da Igreja”.

Voltou-se depois para a figura de Maria. “Depois de dois mil anos ela é exaltada com diversos títulos. E a devoção

Padre Cícero Lenisvaldo durante pregação nesta terça (25)

de Nossa Senhora dos Prazeres inicia em Portugal em meio a uma peste que assolava o povo. São vários os episódios no Evangelho que falam das alegrias dela. Permitam-me falar de uma: a coração no céu. É preciso sensibilidade espiritual para entender”.

“No livro do Apocalipse, João tem uma visão do paraíso definitivo e retrata uma mulher coroada no capítulo 12. Jesus é Rei do Universo, e sendo mãe do Rei, Maria é rainha. Quando completamos o último mistério do rosário, vemos a sua ligação com a nossa vida, somos um povo descente de reis. Mas como deve ser esse reinado? Governado na justiça, no bem, na paz, com responsabilidade, segundo o projeto do Criador”, completou.

No final da homilia o pregador fez uma pequena prece pedindo que Maria nos ajude a ser dóceis, atentos a vontade de Deus. “Para que novos tempos de alegria cheguem e que possamos desfrutar da felicidade eterna no reino do Filho dela”.

A programação da Festa segue na Catedral nesta quarta-feira (25) com missas presenciais às 6h e ao meio-dia, depois às 17h direito da residência do arcebispo pelas redes sociais e novena às 19h. Para participar das missas durante a Festa da Padroeira, o fiel deve agendar aqui. A medida faz parte do protocolo sanitário da Arquidiocese e das recomendações dos órgãos de saúde

As missas diárias às 6h são transmitidas pela Rádio Difusora de Alagoas 960 AM; e às 12h pela Rádio Imaculada 92.3 FM. Além dessas, a de 17h como o arcebispo e a da novena Às 19h, são transmitidas pelas mídias sociais da Arquidiocese de Maceió.

As pessoas com mais de 60 anos, crianças, portadores de doenças crônicas ou do grupo de risco, devem permanecer em casa e acompanhar virtualmente.