Padre Edson Gabriel é o novo sacerdote da Arquidiocese de Maceió

Thiago Aquino / Pascom Arquidiocesana

O padre Edson Gabriel dos Santos é o novo sacerdote da Arquidiocese de Maceió. Com as mãos ungidas pelo arcebispo metropolitano de Maceió, Dom Antônio Muniz Fernandes, o neo-sacerdote foi acolhido pelo presbitério da Santa Igreja na manhã desse sábado (28), na Catedral Nossa Senhora dos Prazeres.

A celebração da segunda ordenação sacerdotal do ano do Centenário foi concelebrada pelos vigários-gerais Dom Genival Saraiva e Monsenhor José Augusto, pelos reitores do Seminário Arquidiocesano, além de outros padres da Arquidiocese de Maceió da Diocese de Campos, do Rio de Janeiro, de onde o agora padre Edson é natural. Diáconos, seminaristas, familiares e amigos presenciaram o sacramento da Ordem.

Seguindo o protocolo sanitário preventivo ao novo coronavírus, vários momentos da celebração foram adaptados. A tradicional imposição das mãos sobre a cabeça do novo sacerdote por cada padre presente aconteceu com distância entre os dois e sem abraço. Não houve o beijo nas mãos do sacerdote pelos fiéis como é costume.

Durante a homilia, dom Antônio Muniz destacou a importância do silêncio no exercício do sacerdócio e pediu que o novo padre, assim como os demais, vivam intensamente o chamado de Cristo à santidade mesmo em meio aos desafios e grandes dificuldades encontrada na vida de um padre.

O néo-sacerdote, em seu discurso, fez agradecimentos aos familiares, padres, paróquias e comunidades por onde realizou experiências pastorais.

A Missa de ordenação foi transmitida ao vivo pelas mídias sociais da Arquidiocese por meio da Pastoral da Comunicação. Vários amigos e familiares puderam acompanhar a ordenação e interagiram com comentários e testemunho sobre a vida do padre Edson.

1ª Missa

A primeira Missa presidida por padre Edson Gabriel aconteceu também na Catedral Metropolitana à tarde e foi concelebrada pelo cônego Severino Fernando, reitor do Seminário Arquidiocesano e da Catedral.

Ordenações

A Arquidiocese de Maceió está celebrando seu centenário de elevação e, neste ano jubilar, o arcebispo metropolitano ordena em novembro e dezembro cinco sacerdotes e sete diáconos. Confira a programação das próximas ordenações aqui.