Após a repercussão da participação do Padre Manoel Henrique no 5° Seminário Realidade e Perspectiva da População Negra, onde o sacerdote teria celebrado uma Missa em homenagem a Santa Bárbara.
Em meio a comentários dirigidos ao sacerdote por meio das redes sociais, padre Manoel Henrique, em nota oficial disse que:
Nos dias 01 e 02 de Dezembro eu participei do 5° Seminário Realidade e Perspectiva da População Negra. Esse Seminário é realizado nos últimos cinco anos com o apoio do Governo do Estado por meio da Secretaria de Cultura e do Governo Federal por meio da Fundação Palmares. E reúne pesquisadores de todo o País.
Eu celebrei na abertura do Seminário Missa em alusão ao dia de Santa Bárbara. Já havia estudado a história dela e sua relação com os irmãos africanos. Minha intenção era mostrar o sincretismo presente que não condena esses irmãos.
Celebrei no meio da rua, para todos os participantes, em frente ao Instituto. Participaram da Missa a comunidade do bairro e os participantes do seminário.
Cabe aqui destacar que tivemos participando do seminário diversos religiosos (as), professores (as) universitários de diversas Universidades do País e de diversos credos religiosos. Além de representantes das Religiões Afros.
O ritual religioso do toque foi no dia seguinte no terreiro que fica anexo ao instituto. E eu assisti ao lado de um religioso, estudioso do assunto. E marcou o encerramento dos estudos, bem como, as apresentações folclóricas e um show com uma artista baiana.
Não recebi nada deles, apenas minha presença solidária num tempo de realidades e conflitos, como já vimos por aqui, quando do processo de rejeição dos grupos afros.
Só foi isso, cada um no seu lugar. A minha presença é sempre Pastoral e Responsável. Sou sempre consciente do meu compromisso com a Igreja de Cristo.
Aqui término pedindo a sua Bênção Pastoral!
A Arquidiocese de Maceió reforça que a declaração acima é de inteira responsabilidade do Padre Manoel Henrique e, que no momento oportuno, irá se posicionar oficialmente.