Por Marcos Filipe Sousa | Jornalista
No último dia 10 de novembro, Dom Genival Saraiva de França, vigário-geral da Arquidiocese de Maceió, presidiu a Santa Missa de ordenação do Pe. Ronaldo da Silva Fernandes. O rito foi realizado na Paróquia Nossa Senhora da Graça, na Chã do Pilar na cidade do Pilar, e contou com a presença de fiéis, familiares e amigos dos novos sacerdotes, além de seminaristas, padres e diáconos da Igreja Particular.
Na homilia, o bispo recordou que nesta celebração todos são convidados a ser operários. “Mistério da vocação é revelado de forma pessoal, como ocorreu em Jeremias. O chamado nos leva a nossa existência: antes de nasceres eu já te conhecia. O chamado é um ato de gratuidade ao amor de Deus, por ser um convite, expressado na liberdade. Como Paulo foi chamado a ser apóstolo no meio do povo, durante processo de vivência e formação, você procurou moldar sua personalidade nos valores envagélicos, éticos, missionários. E hoje vê esse esforço sendo recompensado”, disse.
No rito de ordenação, o então candidato ao presbiterado realizou o propósito do eleito, se prostrando para o canto da ladainha, recebeu a imposição das mãos, pelo bispo, além da prece de ordenação.
O momento seguiu com a unção das mãos, na qual foi revestido com os paramentos sacerdotais e teve as mãos ungidas com o Santo Óleo do Crisma. Logo após, suas mãos foram atadas com uma fita.
O rito prossegue com a entrega do pão e do vinho e o início da Liturgia Eucarística. A missa foi transmitida ao vivo pelas redes sociais da Arquidiocese.
“O sacerdote não se pertence. É um homem sagrado, escolhido entre tantos homens. Por isso, tirei do apostolo Paulo, o meu lema sacerdotal: Já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim. Um dia, esse mesmo Senhor passou pelo mar da Galileia da minha vida. Deixei tudo na minha cidade de Ibateguara para segui-lo. Peço a Ele a transparência no serviço recebido neste dia 10 de novembro. Até o último momento, como disse São Leão Magno em uma homilia de Natal, eu não esqueça de ser um bom cristão, pois assim, também serei um bom padre”, disse o neo-sacerdote.
Confira as datas das próximas ordenações:
Diácono José Antelmo Correira Lima – 17 de novembro, 19h, na cidade de Novo Lino
Diácono Cosme Evangelista – 26 de novembro, 19h, Catedral Metropolitana, em Maceió
Diácono Diego Barros – 18 de dezembro, 19h, em Flexeiras
Diácono Urilian Santana de Moraes – 19 de dezembro no Clima Bom, em Maceió