Pascom Arquidiocese de Maceió
A tarde desta sexta-feira (26) na Festa de Nossa Senhora dos Prazeres, foi animada pelas paróquias do Setor Centro, além do EJD, Universidades e a Anec, tendo com pregador o padre Claudier Medeiros, o “padre Zezinho”, e presidente o Padre Cícero Luiz Gomes Calado.
Resgatando o tema da festa, o pregador lembrou que um dos eixos do Sínodo é a Comunhão. “Significa fazer parte, fazemos comunhão, construindo a comunidade e participar desse projeto”, disse Padre Zezinho.
“Recordamos Maria como aquela que aceitou o projeto de Deus. Tivemos duas festas que resgatam essa comunhão de Maria com o Pai. Ela não só aceitou, como participou e entendeu”.
Ele recordou o encontro dela com o anjo Gabriel: “Não tenha medo, disse ele a ela. Maria entende e diz seu sim. É o momento da Igreja neste momento, uma unidade, participativa, sem medo de se lançar ao projeto”.
“Depois temos a Participação. Maria é esta mulher que participa da vida do seu povo, desde o primeiro momento que ela se coloca como serva, e vai servir Isabel. Lucas diz: ela subiu apressadamente. Porque? Para participar precisamos ter pressa. Muitas vezes nos bate o comodismo. Participar é urgente”.
O padre recorda que participar da vida em comunidade é lembrar dos momentos bons e ruins. “Participar das alegrias e também dizer: estou aqui para ajudar a carregar a tua cruz”.
“A Igreja Sinodal quer que participemos dessa conversão humana e espiritual”, completou.
“E a Missão? Maria ouviu a voz do Senhor e partiu em missão. De levar a alegria a Isabel, ao casal que iniciava a vida nas Bodas de Caná. Mas também sua missão foi de silenciar. Ela nos ensina que o serviço também se faz com o silêncio, mas não o da omissão, mas o que leva a transformação”.