Paróquia de São Pedro Apóstolo encerra Festa do Padroeiro com carreata e Santa Missa

Por Micheliny Tenório | Pascom Arquidiocesana

A Paróquia de São Pedro, no bairro de Ponta Verde em Maceió, encerrou na noite desse domingo (4) o novenário dedicado ao primeiro Papa instituído por Jesus Cristo com a realização de uma carreata pelas principais ruas do bairro e a santa missa presidida pelo pároco, Cônego José Everaldo, concelebrada por Padre Josimário, diocese de Palmeira do Índios, e assistida por Diác. Inaldo Pita. A animação litúrgica foi do Ministério Cantores de Deus.

O encerramento da Festa do Padroeiro aconteceu no dia da Solenidade de São Paulo e São Pedro, recordados por Cônego Everaldo como “testemunhos radicais de fé e seguimento aos ensinamentos de Jesus Cristo”, disse o pároco ao lembrar que ambos sofreram perseguição e foram mortos por anunciarem Cristo, por isso mártires da Igreja, que também ainda é perseguida na contemporaneidade em alguns países, como a China, o que não enfraquece a instituição.

“Cresce avassaladoramente o número de católicos no mundo. A Igreja pode ser perseguida, mas a promessa de Deus a Pedro é certa: ‘e as portas do inferno não prevalecerão contra ela’ (Mateus, 16:18); assim, a Igreja jamais estará submissa ao poderio humano”, refletiu Cônego Everaldo, ao ressaltar que é fácil imitar São Pedro pelo fato do santo ter tido uma humanidade muito próxima das demais pessoas, sendo um de seus exemplos a capacidade de reconhecer erros e rever condutas.

Carreata

Antes da celebração da Santa Missa, os paroquianos seguiram em carreata após a benção dos veículos feita pelo Diácono Pita. O andor com a imagem de São Pedro fez muita gente ir para frente dos prédios saudar o Padroeiro.

Fiéis devotos expressaram seus sentimentos por São Pedro, descrevendo como o exemplo do primeiro Papa os acompanha no cotidiano. Para os Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística, Ascânio Freires e Ana Lúcia Rocha, São Pedro ensina a sermos melhores a cada dia.

“Sempre pedindo forças a Jesus e a São Pedro que nesse cotidiano de ‘cai e levanta’, nesse acertar e errar, que a gente acerte mais, que a gente se aproxime mais de Jesus”, disse Ascânio.

“São Pedro viveu como a gente e foi o apóstolo que mais amou Jesus Cristo, conforme alguns teólogos. São Pedro questionava, brigava, porém era obediente. Ele se arrependia do que fazia errado. Apesar de ter negado Jesus, ele teve fé. Ele é o fundador da Igreja. Precisamos imitá-lo.”, recomendou Ana Lúcia, que é coordenadora dos ministros da Eucaristia.

Diácono Pitta também ressaltou os exemplos de São Pedro ao dizer que “Pedro teve suas fraquezas assim como nós temos, mas, assumiu a missão passada por Jesus Cristo. Devemos ser forte como Pedro e quando a gente fraquejar imitemos São Paulo”.

Conforme os organizadores da Festa do Padroeiro, a carretada reuniu cerca de 100 veículos.