Paróquia do Passo de Camaragibe entroniza imagem “fac-símile” da padroeira, Nossa Senhora da Conceição

*Por Pascom Passo
(Fotos: Bero Carvalho / Pascom Passo)
A Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Passo de Camaragibe, celebrou a festa de sua querida e excelsa padroeira,em dezembro, Nossa Senhora da Conceição, em cuja Missa Solene foi entronizada a imagem “fac-símile” da Mãe do povo camaragibano.
Desde quando assumiu a paróquia como administrador paroquial, em 2016, o padre Luiz Antônio de Araújo Guimarães, tinha como intenção fazer uma imagem réplica da padroeira. O mesmo, comenta: “Logo que cheguei no Passo fiquei encantado com a beleza extraordinária da imagem da padroeira, bem como o carinho filial que cada camaragibano lhe devota. É uma devoção, envolta de um respeito muito bonito e profundo que envolve a todos. Pensando em preservar a imagem original da Padroeira, levei tempo procurando um ateliê de arte sacra que fizesse uma réplica digna da estatura de tão grande beleza e admiração”.
O padre partilha como chegou neste objetivo. “Descobri um ateliê no Rio Grande do Norte que, munido de uma alta tecnologia, veio até Passo de Camaragibe e através de fotos, vídeos e scanner – sem ao menos tocar na imagem – colheu os ângulos necessários para a confecção de sua réplica, “fac-símile”, quer dizer semelhantemente semelhante, quer no tamanho, ângulos e pintura. Pensando nisso, fiz a Campanha do Ouro, afim de que os devotos doassem algo que lhes era muito valioso e fizera parte de sua história, assim como o é a imagem da padroeira. O resultado foi positivo e com a doação dos ouros e de ofertas dos filhos da terra, adquirimos a imagem que trás consigo uma real beleza semelhante à original”, diz entusiasmado o padre Luiz Antônio. 
A entronização da imagem foi triunfal, no dia da Padroeira, emocionando todos que estavam na Missa. A imagem foi conduzida pelo Grupamento de Bombeiros Civis do Passo de Camaragibe, enquanto a Filarmônica Nossa Senhora da Conceição entoava o hino da padroeira. Já à tarde do mesmo dia, a procissão acontecera com a imagem réplica que foi conduzida pela principal avenida da cidade em um ornado e digno andor.
Muitos são os testemunhos de quem colaborou e participou deste marco histórico nos 155 anos da paróquia. “Para mim este dia ficará para sempre gravado em meu coração. A imagem superou minhas expectativas. Estou muito feliz em ter contribuído para este símbolo histórico de nossa paróquia”, comentou a senhora Benedita Luiza, uma das doadoras. Já para o historiador Fernando Bonfim, “olhar para esta réplica é reviver a minha história, porque a imagem da padroeira nos faz lembrar a história dos nossos antepassados, por isso a importância de preservar a imagem original e lançar o olhar no futuro com a imagem `fac-símile´em que podemos olhar mais de perto e tocar”, destaca o historiador devoto.