Pe. Gilvan Neves e Irmã Dominga foram os facilitadores
*Por Pe. Gilvan Neves | Administrador paroquial
Em 2023, acontecerá a 16ª Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos, com o tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”. A Paróquia Nossa Senhora das Graças, na Levada em Maceió, realizou uma noite de formação sobre o processo sinodal e a fase da escuta Arquidiocesana.
O processo Sinodal começou no dia 09 de outubro de 2021, com a abertura feita pelo santo padre, Papa Francisco; e na Arquidiocese de Maceió, a celebração da abertura, se deu no dia 17 de outubro. A partir daí estão sendo realizadas reuniões, encontros Arquidiocesanos, por setores e áreas, para se dar encaminhamento ao referido processo da Fase Arquidiocesana para a escuta.
O que é Sínodo dos Bispos?
O Sínodo dos Bispos é uma instituição permanente da Igreja Católica, criada pelo papa Paulo VI em 1965, como uma resposta ao desejo dos bispos de manterem viva a experiência de colegialidade episcopal vivida no Concílio Vaticano II (1962-1965). Esse sínodo é periódico, temático, constituído por bispos e tem a função de consulta ou deliberação, a ser ratificada pelo papa, para o governo da Igreja.
Esse evento tratará do tema da sinodalidade como uma forma de reflexão sobre a Igreja e como incentivo para a participação de todos os batizados na missão evangelizadora, em vista de um fortalecimento da cultura sinodal nas ações e estruturas eclesiais, com mais participação e responsabilidade compartilhada.
Sobre a sinodalidade, o papa Francisco destacou na celebração dos 50 anos do Sínodo dos Bispos, em 2015:
“O caminho da sinodalidade é precisamente o caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milênio.” (Papa Francisco, 17 de outubro de 2015).