Paróquia no Passo de Camaragibe celebra 160 anos: “Anunciando Cristo por Maria com a Igreja”

Por Manuela Ponciano | Pascom Arquidiocesana

(Fotos: Bero Carvalho Fotografia e Agentes da Pascom Paroquial)

A evangelização em Alagoas começou no século XVI em Porto de Pedras e logo chegou ao Passo de Camaragibe, onde a devoção a Nossa Senhora passa de geração em geração. A Imaculada Conceição de Maria é um dogma da Igreja proclamado pelo Papa Pio IX em 8 de dezembro de 1854, na bula Ineffabilis Deus, atestando que Maria foi preservada da mancha do pecado original em vista dos méritos de Cristo. Dez anos depois, em 08 de dezembro de 1864, fora criada a paróquia a Ela dedicada no Passo de Camaragibe pelos portugueses que trouxeram também a imagem oficial da paróquia

Celebrar 160 anos de paróquia é celebrar a renovação da fé em nosso coração

 Padre Luiz Antônio Guimarães, administrador paroquial, falou da fé dos paroquianos classificando como simples, genuína, segura e que gera experiências com Deus. “Maria é porta, é seta que aponta o seu Filho, Jesus”, afirmou.

 

Antes de falar, eu já conhecia Nossa Senhora

A paroquiana Nalin Soares conta que desde criança ouvia a mãe chamando por Nossa Senhora e cresceu na fé católica. Hoje é coordenadora da catequese na paróquia e afirma que, pela devoção fervorosa na cidade, as crianças já conhecem Maria e os catequistas trabalham o aperfeiçoamento do que já vem de casa. Sobre a festa, afirma que cada ano se torna mais bela com a participação do povo. Lembra que cada padre que passou pela paroquia deixou seu carisma e exemplo de empenho para a realização da tradicional festa em honra a Nossa Senhora da Conceição.

Se por Eva veio o pecado e a des-graça, por Maria veio a graça

A manhã festiva começou com a alvorada de fogos. Às 10h foi celebrada a Santa Missa Solene presidida por Dom Carlos Alberto Breis Pereira, Arcebispo Metropolitano, reuniu fieis da cidade da circunvizinhança. Várias paróquias da Arquidiocese de Maceió são dedicadas ao título da Conceição Imaculada e no litoral norte as cidades de Barra de Santo Antônio, São Luiz do Quitunde e Passo de Camaragibe são dedicadas a mesma padroeira. O administrador paroquial enalteceu o prestígio da participação do povo que faz a beleza da festa e exalta a fé católica na região. “Se por Eva veio o pecado e a des-graça, por Maria veio a graça”, ensinou o Arcebispo em sua homilia, que pregou ainda sobre a amor misericordioso de Deus: “o Criador se fez criatura no ventre de Maria” para salvar todo aquele que nele crê. Como a Virgem Santa, somos chamados a acolher o Cristo que vem a nosso encontro, sobretudo neste tempo santo do advento, quando vivemos a doce espera meditando a importância da fé, anunciando Cristo por meio de Maria.

Ao final da manhã festiva o canto do povo expressou a confiança em Maria entoando a “Ave Maria Sertaneja”. Padre Luiz Antônio agradeceu as pessoas e instituições que contribuíram para a realização da festa. Uma curiosidade é a participação do prefeito municipal, Sr. Ellisson Santos da Silva, que é presbítero da Assembleia de Deus e sempre participa dos festejos em honra a padroeira da cidade como forma de respeito e prestígio à comunidade católica da cidade.

O encerramento da festa se deu com a procissão pelas principais vias da cidade, exaltando a Deus por meio de Maria. “Toda devoção mariana é cristocentrica. Aqui uma experiência não somente minha, mas de todo devoto: acorra a Maria, peça a Maria que seguramente você se encontrará com Deus”, concluiu o Padre.