Por Claudio Nascimento – Pascom Arquidiocesana
A comunidade paroquial de Nossa Senhora da Imaculada Conceição – Atalaia/Alagoas, vivenciou mais uma festa em honra a sua padroeira no período de 28 de novembro a 08 de dezembro/2023, como já nos diz o hino de nossa padroeira “NOSSA AMADA ATALAIA É SÓ FESTA” onde refletiram o tema: Com Maria eu e minha casa serviremos ao Senhor. Tempo favorável para rezamos a Mãe de Deus, que nos sustenta nesse desejo de servimos ao Senhor junto com nossas famílias, servir ao Senhor é também servir ao irmão, ser dom de si na vida do irmão . Que a virgem Maria, Mae da “Igreja doméstica”, seja a graça no auxilio materno para que cada família seja verdadeiramente uma ‘pequena Igreja’ na qual se manifeste o mistério da Igreja de Cristo. Que aprendamos com seu exemplo de acolhimento humilde e generoso da vontade de Deus, seja ela, Mae que nos ensina a confortar e a enxugar as lagrimas dos que sofrem pelas dificuldades de suas famílias. Assim foi rezado durante (11) dias de festa.
No encerramento da solenidade o padre Manoel Francelino, acolhe toda a porção do povo de Deus ali presente: a paroquia de nossa senhora das brotas e comunidades que ali vieram para essa solenidade e nos convidar a louvar a Deus por tudo o que tem feito por nós. O sim de Maria nos trouxe a misericórdia, compreendendo esse sim é compreender o projeto que Deus tem para nós, Deus que ama essa humanidade para fazer dessa humanidade um novo povo e assim vem ama o homem mais de perto, no sim de Maria, Deus olha não para a beleza física de Maria, mais para o coração de humilde, simples. Sendo assim Deus quis se fazer presente não só apenas na palavra mais se personificar-se em Jesus. Deus ao olhar para Maria se encanta com a humildade dela, Maria com seu concedimento colabora para o mistério da salvação e torna a grande colaboradora de Deus neste mistério de salvação da humanidade. Queridos irmãos nós também nos tronamos uma nova Maria quando nos colocando a serviço da construção do Reino de Deus é deixamos ser guiados pela infinita misericórdia ninguém deve viver apenas para si deixemos ser conduzido que a nossa vida seja também vida na vida do outro, assim podemos compreender o projeto de Deus. Maria na sua liberdade da seu sim, se coloca livre nas mãos de Deus, porque ela o ama. Meus irmãos falar de Nossa Senhora é conhece-la, ninguém ama quem não conhece e precisamos conhecer bem de perto Maria, e quando vezes nós nos fechamos e temos medo de ser a Maria para o outro a Maria do Sim, a Maria do serviço a Maria do silêncio celebra hoje o sim de Maria é celebra a encarnação do verdo que nós celebramos. Por isso meus irmãos o tema de nossa festa é este: COM MARIA, EU E MINHA CASA SERVIREMOS AO SENHOR, a quem iremos Senhor, só tu tens palavra de vida eterna, a palavra que salva que liberta que renova, e eu parabenizo a vocês que neste dia neste feriado abriram mãos de tantos lazeres para esta presente no único amor na presença de Jesus pela intercessão da Virgem Maria, imitando a Maria venceremos o pecado, imitando a humildade de Maria nos venceremos aquilo que não fomos feito para ela a vaidade. Maria a mais bela de toda as mulheres ela simplesmente diz EIS AQUI A SERVA, a serva é a empregada é aquela que coloca o avental para servir sem vaidade, que o Senhor continue motivando em vossos corações o desejo do céu e que Maria Santíssima interceda por você, por suas lutas que as vitorias sejam certas hoje e sempre. Amém!
Dona Renilze Peixoto fala da seu amor a Nossa Senhora que deste criança recebeu esse ensinamento a pela sua mãe no seio da família, conhecendo Maria como a Mãe que Ama, a Mãe que ampara a Mãe que nos dar um colo principalmente nos momentos difíceis de nossa vida, então é um dia muito especial dia de homenagear essa Mãe dada por Jesus ao pé da cruz e que a gente venera com muito amor e muito carinho e pede a ela muita proteção para nós e para o mundo inteiro.
Ananda membra da pastoral da comunicação nos relatou que a dois meses a comunidade veio se reunindo aos domingos para a preparação da festa sempre pedindo a intercessão de Maria pelas orações antes das reuniões e graças a Deus a festa foi uma maravilha e todas as celebrações foram transmitida pelas redes sociais da paroquia pelos membros da pascom, ela destacou a participação de todos os movimentos pastorais, serviços e comunidades na realização desta festa tanta na liturgia como na quermesse.
No dia 08 de dezembro encerrando os dias de festa em honra a Nossa Senhora da Imaculada Conceição foi realizada a Santa Missa que foi presidida pelo padre Manoel Francelino , pároco e concelebra pelo padre José Fernando. Devido ao grande numero de fieis que veio das comunidades e paroquias vizinhas a missa foi realizada na praça em frente a Igreja Matriz e logo após a procissão que percorreu as ruas da cidade acompanhada pelo povo cantado louvores a Mae de Deus e nossa, na chegada da procissão aconteceu um show de músicas católicas com o padre Magalhães em frente a Igreja.