Paróquia Nossa Senhora da Conceição celebra sua excelsa padroeira em Atalaia

Fotos: Emerson Ângelo – Pascom Arquidiocesana

Por Claudio Nascimento – Pascom Arquidiocesana

A comunidade paroquial de Nossa Senhora da Imaculada  Conceição – Atalaia/Alagoas, vivenciou mais uma festa em honra a  sua padroeira no período de 28  de novembro  a 08 de dezembro/2023, como já nos diz o hino de nossa padroeira “NOSSA AMADA ATALAIA É SÓ FESTA”  onde refletiram o tema: Com Maria eu e minha casa serviremos ao Senhor.  Tempo favorável para rezamos a Mãe de Deus, que nos sustenta nesse desejo de servimos ao Senhor junto com nossas  famílias, servir ao Senhor é também servir ao irmão, ser dom de si na vida do irmão . Que a virgem Maria, Mae da “Igreja doméstica”,  seja a graça no auxilio materno para que cada família seja verdadeiramente uma ‘pequena Igreja’ na qual se manifeste o mistério da Igreja de Cristo. Que aprendamos com seu exemplo de acolhimento humilde e generoso da vontade de Deus, seja ela, Mae que nos ensina a confortar e a enxugar as lagrimas dos que sofrem pelas dificuldades de suas famílias. Assim foi rezado durante (11) dias de festa.

No encerramento da solenidade  o padre Manoel Francelino, acolhe toda a porção do povo de Deus ali presente:  a paroquia de nossa senhora das brotas e comunidades que ali vieram para essa solenidade e nos convidar a louvar a  Deus por tudo o que tem feito por nós. O sim de Maria nos trouxe a misericórdia, compreendendo esse  sim é compreender o projeto que Deus tem para nós, Deus que ama essa humanidade para fazer dessa humanidade um novo povo e assim vem ama o  homem mais de perto, no sim de Maria, Deus olha não para a beleza física de Maria,  mais para o coração de humilde, simples.  Sendo  assim Deus quis se fazer presente não só apenas na palavra mais  se personificar-se em Jesus. Deus ao  olhar para Maria se encanta com a humildade dela, Maria com  seu concedimento colabora para o mistério da salvação e torna a grande colaboradora  de Deus neste mistério de salvação da humanidade.   Queridos irmãos nós também nos tronamos uma nova Maria quando nos colocando a serviço da construção do Reino de Deus é  deixamos ser  guiados pela infinita misericórdia ninguém deve viver apenas para si deixemos ser conduzido que a nossa vida seja também vida na vida do outro, assim podemos compreender o projeto de Deus. Maria na sua liberdade da seu sim, se coloca livre nas mãos de Deus, porque ela o ama. Meus irmãos  falar de Nossa Senhora é conhece-la, ninguém ama quem não conhece e precisamos conhecer bem de perto Maria,  e quando vezes nós nos fechamos e temos medo de ser a Maria para o outro a Maria do Sim, a Maria do serviço a Maria do silêncio celebra hoje o sim de Maria é celebra a encarnação do verdo que nós celebramos.  Por isso meus irmãos o tema de nossa festa é este: COM MARIA,  EU E MINHA CASA SERVIREMOS AO SENHOR,  a quem iremos Senhor, só tu tens palavra de vida eterna, a palavra que salva que liberta que renova, e eu  parabenizo a  vocês que neste dia neste feriado abriram  mãos de tantos lazeres para esta presente  no único amor na presença de Jesus pela intercessão da Virgem Maria, imitando a Maria venceremos o pecado, imitando a humildade de Maria nos  venceremos aquilo que não fomos feito para ela a  vaidade. Maria a mais bela de toda as mulheres ela simplesmente diz EIS AQUI A SERVA, a serva é a empregada é aquela que coloca o avental para servir sem vaidade, que o Senhor continue  motivando em vossos corações o desejo do céu e que Maria Santíssima interceda por você, por suas lutas que as vitorias sejam certas hoje e sempre. Amém!

Dona Renilze Peixoto fala da seu amor  a Nossa Senhora que deste criança recebeu esse ensinamento a pela sua mãe no seio da família,  conhecendo Maria como a Mãe que Ama, a Mãe que ampara a Mãe que nos dar um colo principalmente nos momentos difíceis de nossa vida, então é um dia muito especial dia de homenagear essa Mãe dada por Jesus ao pé da cruz e que a gente venera com muito amor e muito carinho e pede a ela muita proteção para nós e para o mundo inteiro.

Ananda membra da pastoral da comunicação nos relatou que a dois meses a comunidade veio se reunindo aos domingos  para a preparação da festa sempre pedindo a intercessão de Maria pelas orações antes das reuniões e graças a Deus a festa foi uma maravilha e todas  as celebrações foram  transmitida pelas redes sociais da paroquia pelos membros da pascom, ela destacou a participação de todos os movimentos pastorais, serviços e comunidades na realização desta festa tanta na liturgia como na quermesse.

No dia 08 de dezembro encerrando os dias de festa em honra a Nossa Senhora da Imaculada Conceição  foi realizada a Santa Missa que foi presidida pelo padre Manoel Francelino , pároco e concelebra pelo padre José  Fernando. Devido ao grande numero de fieis que veio das comunidades e paroquias vizinhas a missa foi realizada na praça em frente a Igreja Matriz e logo após a procissão que percorreu as ruas da cidade acompanhada pelo povo cantado louvores a Mae de Deus e nossa, na chegada da procissão aconteceu um show de músicas católicas com o padre Magalhães em frente a Igreja.