Paróquia Nossa Senhora das Brotas, em Atalaia, acolhe novo administrador paroquial

Por Mickael Douglas | Pascom Arquidiocesana

Fotos: Carlos Wilker • Pascom Arquidiocesana

Na última sexta-feira, 21, a Paróquia Nossa Senhora das Brotas, na cidade de Atalaia, de maneira calorosa e festiva, recebeu em solene missa o seu novo pároco: Pe. José Magalhães, que por provisão canônica, redigida e assinada por dom Antônio Muniz, O.Carm., e Pe. Valmir Galdino, chanceler da cúria, assume a missão de pastorear a porção do povo de Deus nesta cidade.

Momento este que contou com a presença marcante das Paróquias em que Pe. Magalhães passou anteriormente: Paróquia Sagrado Coração de Jesus, bairro Cruz das Almas, em Maceió; e a Paróquia São Sebastião, da cidade de Rio Largo, como também a presença de parentes, amigos, e autoridades civis da cidade de Atalaia.

A Concelebração Eucarística fora presidida por Monsenhor José Augusto, vigário geral da Arquidiocese, e pelos padres da Área Pastoral do Vale do Paraná, esta sob coordenação do Pe. José Eridan.

A solene celebração foi também marcada pelos ritos que são seguidos na posse de um novo pároco: leitura da provisão de posse, feita pelo pároco anterior; benção da pia batismal, benção do confessionário, benção do sacrário.

De início, o antigo pároco, Pe. Luiz Antônio, fez a saudação a todos os presentes, e após a leitura da provisão, Pe. Magalhães fez o juramento devido prometendo ser fiel a palavra de Deus, ao servir e zelar pelo pastoreio da porção do povo de Deus à qual lhe foi confiada.

Durante a homilia, Monsenhor José Augusto saúda os presentes, e em seguida agradece ao período em que Pe. Luiz Antônio esteve, como pastor, desta Paróquia, com empenho, cuidado e dedicação tidos até então. “E ao nosso querido Padre José Magalhães: seja bem-vindo a este novo pastoreio, o senhor que já tem uma longa, podemos dizer, caminhada né… vinte e oito anos de ministério, que o senhor se sinta feliz no meio desta comunidade (…)”, fazendo assim, o vigário geral, os votos de acolhida.

Prosseguindo com a reflexão, Mons. José Augusto recorda os três múnus específicos, nos quais os sacerdotes têm de zelar ao assumir uma comunidade paroquial: o de ensinar, o de santificar e o de governar, discorrendo sobre cada um deles.

Ao final da homilia, o vigário geral fez votos de um “alavancar” para o novo que viria ao padre José Magalhães, bem como a nova missão, confiada por Deus, para o padre Luiz Antônio.
“Senhora Mãe de Deus, Senhora das Brotas, durante este tempo, esta história, derramou tantas bênçãos sobre esta terra, nesta noite, derrame bênçãos de esperança, de alegria e de paz para toda esta comunidade”, encerrando de tal forma uma singela e bela homilia.

Após a reflexão da palavra, ocorreu os ritos de entrega e benção da pia batismal, em seguida do confessionário e por último da capela do sacrário. Em seguida, o povo de Deus apresentou as imagens dos padroeiros das comunidades que compõe o território geográfico da Paróquia.

Após estes momentos, a Concelebração prosseguiu nos ritos de costume. Ao final, o novo pároco fez os agradecimentos por esta nova missão, entoou um momento de louvor com o Ministério São Miguel Arcanjo, responsável pela animação litúrgica da celebração.

Nossa Senhora das Brotas, rogai por nós!