Texto: Suzana Lima / Pascom Arquidiocesana
Nesta quinta-feira (18), aconteceu a 7ª noite do novenário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro no Tabuleiro Novo, padre Alex Sandro Oliveira pároco da Paróquia Nossa Senhora do Pilar em Jequiá da Praia conduziu a Novena e a Celebração Eucarística, concelebrada por padre Jerônimo Pereira vigário paroquial. Os festejos desta noite tiveram início com o Santo Terço, Novena e logo após a Santa Missa.
Padre Alex Sandro em sua homilia reflete o papel fundamental da Mãe do Perpétuo Socorro, que foi trazer para nós o Salvador. De modo que, Ela nunca atrapalhou o Mistério Salvífico, pelo contrário, Ela ajudou. Seguir o exemplo de Nossa Senhora é também ajudar a acontecer o Mistério da Encarnação, o Mistério Salvífico, o mistério de chegar no céu. Festejar Nossa Senhora para nós que somos filhos é uma alegria sem tamanho. Poder contemplar aquela que foi escolhida por Deus para ser a Mãe do Salvador, poder comtemplar a Mãe do Perpétuo Socorro que não se cansa de está perto de nós, de nos socorrer. Somos felizes e precisamos ser fervorosos comtemplando esta Mulher. Católicos felizes e fervorosos por ter como mãe Nossa Senhora, portanto, a Festa da Padroeira também tem o objetivo de alegrar cada vez mais o coração dos seus filhos. Compreendam que obedecendo a Jesus seremos felizes. Maria obedeceu a Deus através do anjo, também nós obedecendo a Nosso Senhor seremos felizes. Não é tão simples, mas é possível! Nossa Senhora é modelo para todo cristão, ela ouviu a voz do anjo, assumiu a missão e guardava todo no seu coração e colocou em prática tudo que ouvia de Deus na pessoa de seu Filho e de modo prático você deve viver isso dentro de sua casa.
Cicera Guedes, uma das paroquianas da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro que tem apenas três anos de criação, relembrou momentos importantes vividos em seus 46 anos para a comunidade, desde a época do saudoso padre Aníbal, passando por outros padres e também todo o esforço da comunidade para construção da Igreja e até se tornar Paróquia. Ela disse que esse ano a Festa está ainda mais animada com a chegada de padre Jerônimo que motivou a todos.
“Ela está com marido internado em um hospital, pois o mesmo teve um AVC, mas mesmo assim, ela tem participado todas as noites do Novenário, pedindo a intercessão de Nossa Senhora para que seu marido se recupere.”
Padre Jerônimo Pereira, vigário paroquial, falou um pouco da preparação de toda Festa que começou em novembro do ano passado com sua chegada para contribuir com o trabalho do padre Manoel Henrique, Administrador paroquial, que na época se encontrava hospitalizado e dom Antônio o enviou para prosseguir com os trabalhos pastorais. No primeiro momento ele realizou algumas reformas necessárias e dentro das possibilidades. Também foram criadas novas comunidades, fomentando a evangelização nas ruas, trazendo as pessoas para a comunidade, pensando na dimensão espiritual, pastoral e na dimensão estrutural. A comunidade aderiu a proposta de um novo modo de evangelizar, chegar mais perto, ser mais acolhedor e assim foi feito durante todo este ano.
Um novo hino foi criado e o povo está cantando como se fosse de 20 anos atrás. A primeira festa com a participação de padre Jerônimo tem como tema: “Com Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, experimentamos a alegria e a ousadia de viver a santidade.” Maria nos estimula a viver a ousadia de viver a santidade, Maria é modelo, evangelizar sem Maria é extrema ignorância, maldade e miopia. Ela não é o centro, é Cristo, mas ela nos ajuda, nos motiva e nos leva a fazer essa experiencia de santidade. Com a união dos movimentos e pastorais foi possível fazer essa bela festa, que após a Missa tem a festa externa para a comunidade paroquial.
A Paróquia no final do ano passado tinha quatro comunidades e foram criadas oito comunidades que ainda não tem estrutura física, pois se fazia necessário a reforma da Igreja Matriz. Hoje as Missas nessas comunidades são celebradas nas ruas, mas com o trabalho de toda a comunidade paroquial no futuro cada comunidade dessa ter sua capela. A Imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é rica de detalhes, lembra a Paixão de Jesus Cristo e é um dos títulos que ela recebe: a Virgem da Paixão, ela recorda o anjo com a lança, a mãe que se compadece dos seus filhos. A festividade se estende até domingo com Missa Solene às 9h e procissão às 16h, e todos são convidados a participar.