Texto: José Maurício Gonçalves / Pascom Rosa Mística
Fotos: Pascom Rosa Mística
O espírito missionário e a alegria do Evangelho entraram triunfantes, com a imagem peregrina de Nossa Senhora dos Prazeres, no coração da Paróquia de Nossa Senhora Rosa Mística, em Mangabeiras, no último domingo, 17 de março. Sob aplausos, grande comoção e um santo fervor, a réplica da padroeira de Maceió parecia levitar diante dos fiéis, ingressando com o amor de Maria, em direção ao altar.
Aos olhos da Fé, um lampejo de visão do Céu brilhou na nave da igreja, que chama atenção pela beleza de sua recente reforma física. E, de fato, o esforço de cristãos ao carregar o andor é um gesto concreto para revelar o Reino de Deus, nesta peregrinação que marca as comemorações do centenário da Arquidiocese de Maceió.
Quando as portas se abriram para receber os peregrinos da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, vindos de Cruz das Almas, o pároco de Mangabeiras entoou o Hino a Nossa Senhora dos Prazeres. “Padroeira de nossa cidade,/ Santa Mãe dos Prazeres, Maria/ Protejei-nos ó Mãe de bondade/ Dai-nos paz, dai-nos fé e alegria!”, cantava Padre Márcio Roberto, acompanhado pela comunidade.
A procissão com as bandeiras dos setores da arquidiocese, seguidas por peregrinos com 50 capelas com a réplica da imagem em miniatura e a cruz símbolo do centenário, com 4 metros de altura, fez aflorar ainda mais a devoção entre os presentes. “Com Maria, a mãe de Jesus, queremos servir a Jesus”, destaca Padre Márcio Roberto dos Santos, enfatizando a importância de engajamento de todos nesta preparação para o jubileu da elevação de Maceió à categoria de arquidiocese, que ocorreu em 13 de fevereiro de 1920.
A imagem fica na Rosa Mística até a próxima quinta, dia 21, após a missa das 17h, quando seguirá em carreata para a Igreja de São Lucas, no Stella Maris. Até lá, 50 voluntários vão ficar com as réplicas em miniaturas para visitar as residências dos paroquianos e rezar o Santo Terço com suas famílias. Na Igreja, serão realizadas missas em prol do jubileu, às 17h, inclusive com a Missa Solene de São José, no dia 19 de março. Também haverá momentos de adoração, com o ostensório grande usado na peregrinação.
Padre Márcio informa que uma exposição sobre a história da arquidiocese está sendo montada no Salão Paroquial, para visitação, até a próxima quinta. Os interessados podem comprar imagens de Nossa Senhora dos Prazeres, camisas do centenário e rifas de uma réplica da imagem da padroeira, à venda na secretaria da igreja.
A coordenadora da Legião de Maria da paróquia Rosa Mística, Sidna Cardoso, estava exultante ao receber duas imagens que ficarão sob a tutela das legionárias. “A gente se sente muito sensibilizada e honrada de poder colocá-la nos nossos braços e conduzi-la a outras famílias que possam conhecê-la e venerá-la”.
As integrantes do Movimento Mães que Oram pelos Filhos (MOF), da paróquia do Sagrado Coração, também viveram esta honra. “Foi uma experiência maravilhosa nestes três dias de missão”, realça Lucila Palagani. “A gente leva a Palavra de Deus e estas famílias visitadas criam um vínculo conosco e com a nossa padroeira, é a Igreja em saída”, completa Quitéria Pinto. “Já deixou saudade, mas muita gente que não conhecia a história de Nossa Senhora dos Prazeres agora conhece”, destaca Nara Cardoso.
Esta peregrinação foi iniciada em Flexeiras, no dia 9 de janeiro, e vai percorrer todas as paróquias e setores da Arquidiocese até o dia 17 de novembro, no Santuário da Arquidiocese de Maceió. Tudo sob a idealização do arcebispo, Dom Antônio Muniz, com o apoio da Comissão de Infraestrutura do Centenário.
A visita na Paróquia foi concluída no dia 21, onde houve a entre à Futura Paróquia São Lucas, no Conj. Stella Maris