Ítalo Felipe/Pascom Sta. Terezinha
Em agosto de 1987, o IPASEAL inaugurou o Conjunto José Tenório e doou aos moradores a Capela São João Batista, a qual passou a fazer parte da Paróquia São Judas Tadeu, administrada pelo Pe. Clóvis Pradines.
Depois de quase dezessete anos, em virtude do crescimento do bairro da Serraria, o Arcebispo Metropolitano de Maceió, Dom José Carlos Melo, decidiu criar uma nova paróquia.
A escolha de Santa Terezinha do Menino Jesus como padroeira foi uma indicação do Mons. Pedro Teixeira, sendo a primeira paróquia da Arquidiocese de Maceió dedicada à santa das rosas e da sagrada face.
Assim, no dia 21 de março de 2004, foi instituída a Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus. Na oportunidade, Dom José Carlos Melo deu posse ao Padre José Augusto Silva Melo, transferido do sertão alagoano para a mais nova paróquia da Arquidiocese de Maceió.
Inicialmente, o Pe. José Augusto buscou organizar as comunidades, sempre com muito otimismo, carisma e coragem. Entretanto, era chegado o momento de realizar o grande desafio: a construção da Igreja Matriz de Santa Terezinha do Menino Jesus.
A Celebração da Pedra Fundamental foi realizada no dia 26 de outubro de 2006. Na ocasião, centenas de fiéis estiveram reunidos para registrar esse momento marcante na vida da comunidade paroquial.
No invólucro da pedra fundamental continha a história da paróquia, hino da padroeira, nome do pároco e do Arcebispo de Maceió, moeda corrente, jornais de circulação, autoridades constituídas e demais fatos importantes para a posteridade.
“Quando ouvi toda a comunidade cantando o hino, vivi um momento de grande emoção e não consegui conter as lágrimas”, relatou Gerson Albuquerque, autor do Hino de Santa Terezinha e membro da equipe de construção da Igreja Matriz.
Com o início das obras, toda a comunidade se mobilizou para a construção da Igreja, tendo realizado eventos, sorteio de brindes, livro de outro, dentre outras formas de arrecadação de materiais para a realização do grande sonho dos paroquianos.
O encerramento do mês mariano em 2007 teve um significado especial, pois foi o dia em que se realizou a primeira Celebração Eucarística dentro da Igreja Matriz. Mesmo com apenas a metade do teto coberto, todos os fiéis entraram na Igreja para a vivência desse momento festivo para a paróquia.
No decorrer desses 15 anos, a Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus é um sinal visível do amor de Deus para a comunidade da Serraria, tendo suscitado vocações e animado o povo de Deus na atividade missionária.
Nesse tempo oportuno, toda a comunidade agradece aos que colaboraram e fazem parte dessa linda história de fé e devoção. Deste modo, pela intercessão da excelsa padroeira, Santa Terezinha do Menino Jesus, roga-se a Deus para que continue derramando bênçãos sobre toda a comunidade paroquial e os fiéis que celebram a fé e a esperança em Cristo Jesus.
Festa de Santa Terezinha do Menino Jesus atrai multidão para o bairro da Serraria em Maceió
Amélia Sandes/Pascom Sta. Terezinha
Uma grande festa para celebrar os quinze anos da Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus, foi preparada pela comunidade paroquial e pelo Mons. José Augusto, pároco e Vigário Geral da Arquidiocese.
A vida curta e de intensa intimidade espiritual com Deus indicou o tema dos festejos desse ano: “Com Santa Terezinha, aprendemos comunhão e missão”. Durante as celebrações, os exemplos de fé e amor a Deus da Santa da Sagrada Face foram mostrados com mais intensidade pelos sacerdotes convidados para a partilha da palavra e eucaristia.
“Festejando a nossa excelsa padroeira, cantamos agradecidos a nossa história e lhe suplicamos bênçãos para os desafios que estão à nossa frente”, enfatizou o Mons. José Augusto.
Durante os cinco dias, de 27 de setembro a 01 de outubro, a Festa em honra à Santa das Rosas e da Sagrada Face atraiu fiéis de diversos bairros de Maceió e até do interior do estado, os quais lotaram a Igreja Matriz e toda a estrutura montada externamente para receber os devotos.
Além das Celebrações Eucarística, a festividade da padroeira contou também com uma programação repleta de apresentações teatrais, culturais e musicais. Como as crianças não poderiam deixar de participar desse grandioso momento, um parque foi montado para garantir a diversão dos pequenos fiéis.
Assim, a festa reuniu as tendo as famílias para a vivência da fé e foi possível perceber durante a grande devoção da comunidade à Santa Terezinha do Menino Jesus.
Celebração Eucarística e Procissão Luminosa encerraram as festividades dos 15 anos da Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus
Maria Salésia/Pascom Sta. Terezinha
A Celebração Eucarística da última noite foi presidida pelo Arcebispo de Maceió, Dom Antônio Muniz e concelebrada pelos padres José Claudinier, Gilvan Gomes e Monsenhor José Augusto. Já o ministério de música ficou por conta do grande coral da paróquia.
Em sua homilia, Dom Antônio Muniz disse que seguindo os passos de Santa Terezinha temos que falar menos e contemplar mais. ” Ela vai fazer-se caminho e se descobrir dentro desse caminho onde tudo é comunhão íntima com Deus”, afirmou o arcebispo ao acrescentar que no meio de um mundo barulhento e competitivo é eloquente a mensagem de Santa Terezinha que ensinou a subir até Deus sem usar nenhuma muleta.
Descontraído, Dom Antônio fez comparativo de que a rosa sem espinho é o mesmo que a vida sem luta, sem perspectiva. E mostra que seguindo os passos de Santa Terezinha aprendemos o verdadeiro significado da palavra amor: amizade, modéstia, obséquio e renúncia.
Outra passagem importante da celebração foi o momento do ofertório, onde 15 meninas ofertaram no altar 15 rosas representando cada ano da criação da Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus. No final da celebração foi exibido um documentário sobre a história dos 15 anos da paróquia.
A entrada do Carmelo, que nesta noite contou com 38 meninas, fez o público se emocionar. No altar, ajudaram a multidão a cantar o hino da Padroeira e depois distribuíram rosas. E assim, “diante de nós nesse altar, brilhante temos mais uma luz. É a nossa padroeira Santa, Terezinha do Menino Jesus”, soltaram as vozes as centenas de fiéis.
Em seguida, os fiéis saíram em procissão luminosa pelas principais ruas do conjunto José Tenório. As bandas de música da Casa Dom Bosco e da Polícia Militar de Alagoas animaram a festa. Entoando o hino da Padroeira, os fiéis agradeceram a chuva de rosas que Santa Terezinha derramou sob cada um.
Após o retorno da procissão à Igreja Matriz, houve um momento de adoração e benção do Santíssimo Sacramento para todos os fiéis presentes, que agradeceram a Deus por todas as graças alcançadas nos dias de festa.
Com o descerramento da bandeira, a festa foi encerrada e as Missionárias de Fátima receberam a missão de guardar a bandeira da padroeira até a festa de 2020.