Paróquia São José encerra festa do seu excelso padroeiro com Corrida, Santa Missa e Procissão

Texto: Jéssica Lemos/Pascom Trapiche da Barra

Fotos: Pascom São José e Carlos Roberto / Pascom Maceió

A Paróquia de São José, no Trapiche da Barra, encerrou nesse dia primeiro de maio os festejos em honra a seu padroeiro. Ao longo de nove dias, diversas atividades tomaram conta do território paroquial. As missas, quermesses e apresentações culturais prepararam o povo para a chegada do grande dia. Dentre as tradições, está a Corrida de São José.

Em sua décima sétima edição, a Corrida reuniu 500 inscritos esse ano. A chuva no início do dia não afastou os atletas, que às 6 horas da manhã já começavam a se concentrar em frente à Igreja Matriz. Fazendo parte do calendário de corridas de rua oficial do estado de Alagoas, a Corrida de São José tem alguns diferenciais que são notórios para todos que participam. Para Williams França, Coordenador da Pastoral do Esporte, o principal deles é a participação da comunidade. “É diferente das outras corridas, onde uma equipe especializada entrega o kit e as frutas na chegada.

Na Corrida de São José os paroquianos se envolvem. Doam seu tempo, participando de toda a logística desde a entrega dos kits, a marcação do percurso e apoio na chegada. A distribuição do café da manhã também é feita pela comunidade, que além de doar todos os alimentos, tem esse contato com o atleta. Eles se sentem muito acolhidos. Sempre tem sido motivo de elogios, graças a Deus”. Sobre o percurso realizado, Williams afirma que é outro grande diferencial. “É a única corrida que passa pelo histórico bairro do Pontal da Barra, que faz parte do território da nossa Paróquia. Esse ano tivemos uma mudança no percurso, com a largada e chegada na porta da Igreja. Já foi avaliado como um ponto positivo pelos participantes”.

A preparação para a corrida começa 4 meses antes, junto a equipe da Contime Assessoria. Os planos para o ano de 2020 são de aumentar a quantidade de inscrições. Apesar de ter 50 vagas a mais esse ano, elas foram preenchidas rapidamente, e quinze dias antes do evento foram encerradas as inscrições.

Sobre a experiência de participar da corrida, Zildene Rodrigues, que participou pela primeira vez, diz que é contagiante. “A sensação é quase indescritível, mas posso definir como momento único e sagrado, pois senti a presença d’Ele em todos os momentos; na largada quando pedimos proteção para iniciar a jornada, quando estamos na metade do caminho, e pedimos forças para continuar e na chegada, quando nossentimos abençoados por ter conseguido concluir. Foi a primeira de muitas. Quero participar sempre que for possível”.

Às dez e meia da manhã, a comunidade estava reunida para celebrar a Missa Solene de São José. Padre Leonel Quaresma, CMF, pároco da paróquia, presidiu a celebração. “São José tem uma grande importância na vida da Igreja, na vida de Jesus e na nossa vida. Deus o escolheu para ser parte do projeto de salvação. Ele passou por diversas provações, mas passou por isso com fidelidade e obediência a Deus. Ele cuidou e amparou a Virgem Maria, desde o momento da concepção até o fim de seus dias. O trabalho de José, algo tão digno, proveu o sustento da Sagrada Família, e foi passado para Jesus. Esse é o pai que deve inspirar todos os pais. Um homem justo, que amou a Deus, e deu seu testemunho através de sua vida”.

Em seguida, a procissão percorreu algumas ruas do bairro. Com muitos louvores e orações, os fiéis acompanharam a imagem de São José. Alguns descalços, outros vestindo algum traje que remetia a uma promessa e agradecimento por graças alcançadas com a intercessão do Patrono da Igreja. “Nós só temos a agradecer. A Deus, fonte de todas as graças. A São José, pelo seu auxílio em nossa caminhada. E a todos que participaram desses dias de festejos. Todas as autoridades que nos deram suporte nas atividades e todo o povo de Deus, que sempre nos ajuda a fazer da festa de São José um grande louvor. Deus abençoe a todos”, compartilhou o Padre Leonel.