Paróquia São José Operário, no Trapiche da Barra, festeja 70 anos de criação canônica

Por Suzana Lima | Pascom Arquidiocesana

Fotos: Manuela Ponciano | Pascom

No dia da Solenidade da Visitação de Nossa Senhora, 31 de maio, a Paróquia São José, no bairro Trapiche da Barra em Maceió, celebrou suas bodas de vinho. Em 31 de maio 1953, acontecia a Ereção Canônica, pelo então Arcebispo Dom Ranulfo da Silva Farias, em um dos bairros mais antigos de Maceió, assim nascia a Paróquia de São José.

A Celebração Eucarística foi presidida pelo monsenhor José Augusto, Vigário Geral da Arquidiocese, e concelebrada pelos padres Leonel Quaresma e Antônio Carlos, ambos religiosos Clarentianos, com assistência do diácono José Pasciência. Após saudação do pároco ao Vigário Geral e aos presentes teve início a Santa Missa. Monsenhor José Augusto em suas palavras inicias lembrou que a Celebração tem o olhar do agradecimento, louvor e do compromisso. Agradecimento pelos 70 de vida paroquial, história e caminho percorridos até este dia. Rememorou os sacerdotes, catequistas, religiosas, famílias, lideranças, movimentos e pastorais que fazem parte nos dias atuais, mas também dos que já estão na Páscoa eterna, todos apresentados no altar, agradecendo a contribuição de todos e suplicando benção para todos. Louvor a Nossa Senhora Mãe da Igreja como pediu o Papa Francisco, encerrando esse mês com louvores, orações e escuta, que tenhamos mais proximidade com a Mãe, comtemplando a sua visita a Isabel.

A entrada da Palavra de Deus precedeu a Liturgia da Palavra e após proclamada toda liturgia, monsenhor, em sua homilia falou dos momentos de sínodo e sua importância na vivência da Igreja.  Ele apontou:  “Ser Igreja é experimentar este caminho de construção sacramental. É viver como homens e mulheres que se dispõem a serem educados pelo Espírito de Deus, a serem conduzidos, a tornarem-se de fato homens e mulheres marcados pelo Espírito de Deus”.

“70 anos que vocês, gerações e gerações, agora a geração de vocês, se fizeram sacramento para os outros, se deixaram ser sinal da Igreja para os outros, traduzindo esta obra de Deus em suas vidas para serem enviados em missão”, frisou.

“A igreja só é Igreja verdadeira se ela tiver comunhão apostólica, se ela tiver doutrina apostólica. Se não é uma seita, não é Igreja! A igreja torna-se Igreja na fidelidade da comunhão, na experiência da comunhão. E esse é o grande ministério de cada paróquia: ensinar, testemunhar a Palavra, trazer a doutrina dos apóstolos, nos fazer ligados a todas as outras comunidades”.

Antes de finalizar a reflexão pediu que todos escutassem e olhassem para ele e proferiu: “ Nunca se distancie da Igreja, nunca pense em fazer um caminho por você. Quem tem os meios de nos santificar são os sacramentos que a Igreja nos oferece. Busque a obediência ao caminho da escuta da Palavra e da vida sacramental”.

A Liturgia seguiu com o rito de admissão de novos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística e a renovação dos ministérios dos demais ministros da Paróquia. Os ministros servirão na Matriz e em suas seis comunidades, foram aproximadamente 35 ministros que participaram do rito.

O diácono José Paciência falou dos 45 anos de sua vivência paroquial, onde por alguns anos serviu como Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão e como diácono já são quase 25 anos servindo. Expressou seu orgulho de celebrar esse momento junto com toda comunidade paroquial.

“Hoje é um grande dia de alegria para mim, quando essa Paróquia celebra 70 anos. Que nós possamos juntos crescer cada vez mais, não somente em tamanho, mas em qualidade, santidade e alegria por ter São José Operário como nosso pai, como homem justo, como aquele que cuida cada vez mais das famílias”.

Padre Leonel deixou uma mensagem de gratidão aos que serviram nos tempos passados e os que hoje compõem a Paróquia, “que todos continuem trabalhando em comunhão, fraternidade, solidariedade e, sobretudo, a sinodalidade da Paróquia”.

O Brasão da Paróquia foi apresentado à Comunidade e detalhada sua descrição; em seguida foi realizada a tradicional coroação de Nossa Senhora por crianças, vestidas de anjinhos e o Terço dos Homens, lembrando e homenageando-a por sua presença materna nessa caminhada repleta de graças e bênçãos.

Encerrando este momento, em ação de graças e celebrativo, todos se reuniram no salão paroquial onde foi servido o bolo pela celebração do 70º aniversário da Paróquia.