Paróquia São Miguel Arcanjo celebra o primeiro aniversário na festa do Padroeiro

Vivendo a proposta do Santo Padre, o Papa Francisco, para os leigos da Igreja, a Paróquia São Miguel Arcanjo, no conjunto Colina dos Eucaliptos, no bairro da Santa Amélia, celebrou os festejos alusivos a São Miguel Arcanjo, o poderoso príncipe da milícia celeste, e a comemoração de um ano de Paróquia, refletindo o seguinte tema: “Com São Miguel Arcanjo, somos cristãos, sujeitos

 

na, ‘Igreja em Saída’, a serviço do Reino!” A cada dia do novenário, foi discutida uma proposta referente ao tema central, que é muito pertinente para uma auto avaliação da vida do leigo dentro da comunidade, do seu papel nas atividades da Santa Igreja.

A fe

 

sta foi iniciada no dia (19/09/2018) com as boas-vindas e abertura de todas as atividades, que duraram onze dias. O presidente da celebração foi o pároco, Pe. Tito Régis e animação da noite com o Grupo Anjos do Coração de Jesus. Nesta noite, ocorreram seis batizados, momento de muito júbilo para a igreja, onde foram acolhidos seis novos irmãos. Na ocasião, também foi inaugurado o novo altar de São Miguel Arcanjo, que segundo dona Maria, “foi um sonho realizado.”

Nos dias seguintes, a comunidade paroquial viveu momentos de muitas graças e bênçãos, através da proteção dos arcanjos do Senhor. A cada dia, um símbolo de fé foi entregue ao povo de Deus, relembrando a proteção dos arcanjos e o poder de Deus.

No dia 20, o tema discutido foi o central: “Com São Miguel Arcanjo somos cristãos, sujeitos na “Igreja em saída”, a serviço do reino. O presidente da noite, foi Pe. Ronaldo , que em sua homilia retratou a importância da família na vida da Igreja, uma família que trabalha para Cristo será recompensada com as glórias celestes. O  Grupo de canto foi o Multi Coral Paroquial.

Trouxemos no dia 21 o tema “Leigos e leigas: chamados a viver a santidade na igreja e no mundo”, presidindo a noite Pe. Elison,  junto com o Coral São Pio X.  O padre em sua homilia ressaltou que apesar de muito difundida essa temática das definições vocacionais, a grande maioria dos irmãos católicos desconhecem o titulo de “leigos”. É o próprio cristão e como tal é batizado e crismado. Como cristão é discípulo de Cristo e do seu Evangelho.  Diante disso, o mesmo deve viver em plenitude com tudo aquilo que Jesus lhe pede, sua missão é expandir o Reino de Deus  e cada vez mais anunciar o evangelho ao mundo.

O dia 22 foi iniciado com o espírito jovem e alegre com a missa das crianças pela manhã, que reúne todos os movimentos da igrej

 

a que possui como público-alvo essa faixa etária, entre eles podemos destacar a infância missionária e a catequese. O celebrante foi nosso pároco. Já no horário da noite, vivemos o tema, “Leigos e leigas: instruídos pela Palavra de Deus e enviados em missão” com homilia realizada pelo Pe. João Cesar, e a presença do Coral São Paulo II. Estamos no ano do Laicato, diante disso é necessário reacender no coração deste grupo a enorme importância de sua vocação missionária e o quanto isso é benéfico tanto para a Igreja quanto para a sociedade em geral.

Chegamos ao domingo dia 23, noite de casa cheia e bênçãos incontáveis refletimos com o tema, “Leigos e leigas: sal da terra, luz do mundo, fermento na massa.” O celebrante da noite foi nosso querido Pe. Raul que sempre está participando de todas festividades e eventos junto com a presença do Ministério Jovens Revelados, fruto de nossa Paróquia.

Campanha da fraternidade: as várias formas de violência e as vitimas de violência na sociedade. Foi assim que vivenciamos o dia 24, com o celebrante Pe. Luiz Antônio e o Ministério Virgem de Fátima.  Durante sua homilia o padre reiterou algo que todos nós vivemos diariamente, o aumento alarmante de diversos casos de violência. Nós como cristãos e seguidor da palavra deveremos unir forças para combatê-la. A melhor estratégia para isso é converter o coração do homem, como Jesus nos ensinou.

Terca- feira (25/09), padre Edvaldo abordou o tema: “ Ninguém nasce violento: a pessoa, a família e promoção de uma cultura de paz.”  Também se fez presente na noite o Ministério Vaso Novo.

Com o tema: ‘Uma espiritualidade que desperte para a superação da violência”. No dia 26, para abordar e enriquecer nosso momento , o presidente da celebração foi o Pe. José Aluísio contamos ainda com o Coral Nossa Senhora de Fátima para animar a celebração.  Vivemos um tempo assustador onde não só nossa capital e estado, mas o  país de uma forma geral  de violência, números de casos cada vez maiores e próximos de nós cristãos.  O padre durante sua homilia nos lembrou o tempo todo que esquecemos do amor de Cristo, o amor é a solução de grande parte dos nossos problemas atuais, devemos amar mais o próximo.

Na quinta-feira, 27, Padre Tito Régis presidiu a celebração, realizou a cerimônia de investidura dos novos coroinhas da Paróquia, momento solene e marcante. No dia seguinte, padre José Alex presidiu a celebração, e em sua homilia retratou a importância do dizimo para a vida dos cristãos e da Igreja, mostrando os benefícios que este ato trás. No sábado, 29, dia dos Arcanjos do Senhor, pela manhã, foi celebrada a missa da 1º Comunhão das crianças de nossa Paróquia. Ás 17h aconteceu a missa solene dos arcanjos e a comemoração do primeiro ano da Paróquia, presidida pelo padre Tito Régis, pároco, e após, o grupo Jovens Revelados realizou uma apresentação mostrando as diferentes corte celestiais dos anjos de Deus.

No dia 30, às 16h aconteceu a missa de encerramento, realizada na casa Dom Bosco, após, a solene procissão do Padroeiro pelas ruas do bairro, que reuniu centenas de fiéis.

Texto: Pedro Torres e Eduarda Castello Branco

Para acessar outras fotos, clique aqui.