Paróquia São Miguel Arcanjo encerra festividades do excelso padroeiro no Conj. Colina dos Eucaliptos

Kamila Maria e Linda Macena / Pascom São Miguel Arcanjo

Na última quarta-feira, dia 29 de setembro, aconteceu o encerramento dos festejos em honra a São Miguel Arcanjo, padroeiro do bairro Santa Amélia, Maceió-Al. Assim como todo o novenário, a programação para o dia dos Santos Arcanjos também foi vasta. O dia iniciou com o Ofício dos Arcanjos e a celebração da Santa Missa. Logo após, foi realizado um café da manhã festivo e partilhado para os fiéis e moradores da região. Durante a tarde, a paróquia permaneceu aberta para orações e adorações. Finalizando a programação, deu-se início a carreata com a imagem de São Miguel Arcanjo percorrendo as principais ruas do bairro, em direção à igreja matriz para a celebração da Santa Missa presidida pelo Pe. Tito Régis, pároco da paróquia de São Miguel Arcanjo.

Diante do cenário atual, a igreja foi preparada, seguindo os protocolos sanitários, para receber os devotos. Josenice Alves, paroquiana e sobrevivente da covid-19, expressa sua gratidão por sua cura e por poder participar de mais um ano da festa: “Para mim é a maior alegria e o maior amor, porque São Miguel Arcanjo está presente tanto na minha vida como da minha família, e pela intercessão dele eu fui curada da covid-19.”

Esses intensos dias de celebração e forte expressão pública de fé teve uma avaliação positiva pelo padre Tito: “Superou nossas expectativas! A igreja, ao longo dos 10 dias, repleta, com todas as precauções sanitárias, mas ocupada. Como também a parte externa onde estavam os telões que possibilitaram a participação de mais pessoas. Acredito que a sede de Deus, o desejo do encontro com os irmãos fez desta festa diferente. Tudo com muito fervor e muita piedade.”

Este ano o padre. Tito viveu uma experiência inovadora, a tenda da escuta, a qual o deixou marcado como pastor: “Enriqueceu muito meu ministério. Ouvir a história do povo e poder participar um pouco da restauração de vidas com conselhos e orações, isto, de modo muito particular, marcou o meu coração de pastor.”

A tenda da escuta ficou armada na área externa da igreja matriz durante todo novenário para ouvir os fiéis, fazer orações, atender confissões e para direcionamento espiritual. “Acredito que preciso até ampliar este serviço de atendimento. O povo precisa do ouvido do padre. Talvez até mais do que as pregações que são feitas. Porque na escuta de uma pessoa, você atinge diretamente a história de vida e pode lograr um êxito maior.” ressalta o pároco.

Devotos das paróquias vizinhas também participaram da tenda da escuta. O Davi, da paróquia de São João Maria Vianney, detalha a importância de buscarmos o sacramento da penitência: “Quando nós pecamos nos distanciamos de Deus, e quando participamos do sacramento da penitência nós voltamos a graça e ao Seu encontro.”

Após a celebração da Solenidade dos Arcanjos houve a formação do corredor luminoso, para a passagem da imagem de São Miguel, na praça do conjunto Colina dos Eucaliptos, onde a igreja matriz fica localizada, encerrando assim a festa do padroeiro com a benção do Santíssimo Sacramento e a apresentação da banda da Polícia Militar do estado.