Paróquia São Pedro Pescador, no Francês, tem novo pároco

Rito de posse foi realizado durante Missa presidida por Dom Antônio Muniz 

Por: Thiago Aquino / Pascom Arquidiocesana

Dom Antônio deu posse ao Frei Francisco Aurilio (Foto: Carlos Wilker/Pascom Arquidiocesana)

A Paróquia São Pedro Pescador, no bairro do Francês, em Marechal Deodoro, está sob novo pastoreio. O arcebispo metropolitano de Maceió, Dom Antônio Muniz Fernandes, deu posse ao novo pároco, Frei Francisco Aurilio, e aos vigários que também são freis carmelitas. O rito de posse aconteceu durante Missa no sábado (11).

A Igreja de São Pedro ficou pequena para acolher os fiéis que participaram da celebração já com a liturgia do 3º Domingo da Quaresma. O rito de posse canônica é marcada pela profissão de fé do novo pároco diante do arcebispo, a entrega simbólica da chave do sacrário e de uma estola, um paramento litúrgico.

Durante a Missa, Dom Antônio destacou a missão do novo administrador. “O pároco vai ter a guarda espiritual do povo de Deus. A você entrego essa porção do povo de Deus da minha Arquidiocese. Entrego algo precioso que é a estola, sinal sacerdotal, que se revestindo dela você vai trazer a Confissão, as exéquias, consolar os enfermos e exercer a missão paroquial com seus irmãos sacerdotes”, disse o arcebispo.

O arcebispo entregou simbolicamente a chave do sacrário e a estola. (Foto: Carlos Wilker/Pascom Arquidiocesana)

Dom Antônio falou que teria uma chave que ele não poderia entregar aos sacerdotes. “A chave do coração do povo é uma decisão  que deve ser preservada pela liberdade do povo. Vocês vão fazer um trabalho na simplicidade e aos poucos vão conquistando e recebendo ajuda”, acrescentou.

A palavra foi dirigida ao novo pároco, Frei Francisco Aurilio, e aos vigários frei Odair Madeiro (capelão do convento),  frei Aldenir Francisco e frei Edezeo. No final da celebração, o pároco expressou a alegria de esta assumindo pela primeira vez a função.

“Agradeço a confiança da Província e da Arquidiocese de Maceió por eu estar exercendo pela primeira vez a missão de pároco. Sempre fui voltado ao Convento e agora o olhar deve ser para fora, um desafio, mas conto com a oração de vocês para fazer um bom trabalho. Que possamos abrir nosso coração uns para com os outros, acolher Jesus Cristo para saber o que Ele quer nos falar”, afirmou o sacerdote e frei. “Estamos para caminhar com vocês, rezem por nós para que possamos conduzi-los como Deus deseja”, acrescentou.

Freis Odair Madeiro (capelão do convento), Aldenir Francisco e Edezeo são os vigários paroquais. (Foto: Carlos Wilker/Pascom Arquidiocesana)

A Paróquia São Pedro Pescador foi criada em 2008 por Dom Antônio e compreende a região litorânea da Praia do Francês, com a Matriz, e as comunidades de Santa Ana (Mucuri); Divina Pastora, Imaculada Conceição e Mãe Rainha (Massagueira); Santa Luzia, São Pedro e Santa Ângela (Barra Nova), Santa Rita na Ilha e Santa Rita no Riacho Velho. Em 2011, os freis Carmelitas Descalços, vindos do Sudestes, chegaram para missão na comunidade. Em 2012, a Arquidiocese permitiu que os frades assumissem oficialmente a Paróquia.