A Paróquia São Vicente de Paulo, localizada no Conjunto Graciliano Ramos, no bairro da Cidade Universitária foi criada no dia 16 de novembro de 2003, por decreto do então arcebispo da época, Dom José Carlos de Melo. Desmembrando a mesma da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, do Conjunto Eustáquio Gomes de Melo. E tem como pároco, o Cônego Aluísio Roberto da Costa.
O Cônego Júnior, como é mais conhecido tomou posse no dia 06 de março de 2004. E há 15 anos trabalha para o crescimento espiritual e material da paróquia, que se divide em três comunidades: A Capela Sagrada Família de Nazaré, criada em 1996, no Loteamento Acauã. A Capela Imaculada Conceição criada em 1998, no Loteamento Parque das Árvores e a Matriz São Vicente de Paulo, criada em 1992, no Graciliano Ramos, antes chamada Capela Nossa Senhora da Assunção. Um desejo de Dom José Carlos, que sonhava em fundar uma paróquia, que levasse o nome de São Vicente de Paulo.
Vicente de Paulo era filho de camponeses pobres, e nasceu em 24 de abril de 1581, entrando para o seminário, e se tornando padre, aos 19 anos. Na qual sua vida sacerdotal foi marcada por prestar serviço aos pobres. Pregando missões e caridades, numa época de guerra, confusões políticas, problemas sociais e desorganização da igreja. E para este trabalho fundou a Congregação da Missão e a Companhia das Filhas de Caridade. Entendendo que o pobre é a imagem de Cristo desfigurado e que a igreja e o clero devem ser reformados.
Com o crescimento do conjunto e pensando na comodidade dos fiéis, em 25 de setembro de 2005, no encerramento da Festa de São Vicente foi lançada a pedra fundamental, para a construção de uma nova matriz, que foi dedicada e consagrada ao Senhor, dia 28 de setembro de 2014, pelo atual Arcebispo Dom Antônio Muniz.
Com a nova instalação da Matriz em andamento e a reforma das capelas, a paróquia comemorou seus 15 anos de existência, durante as festividades da Festa do Padroeiro São Vicente de Paulo, entre os dias 22 a 29 do corrente mês e ano. Trazendo com ela a participação da comunidade, do pároco e padres convidados, além da visita especial de pessoas vindas de outras comunidades.
Durante a novena, as celebrações eucarísticas foram presididas pelos padres, Francisco Guido, José Aparecido, José Daniel, Adriano Vieira, Marcos Antônio. Monsenhor Celso Alípio e Cícero Leite. Além do Pároco local, Cônego Júnior, dos diáconos Kledson, Michael, Djairo, Sérgio, André e Edson. Já na solenidade de São Vicente, teve a participação do diácono Inaldo Pita e o Bispo Emérito de Palmares, Dom Genival Saraiva de França, Vigário Geral da Arquidiocese de Maceió. Que expressou sua satisfação em estar celebrando uma data tão especial para os paroquianos, no encerramento da festividade.
Cada dia celebrado teve um tema especial, e muito bem representado pelas pastorais, grupos de cantos e convidados da noite. Já na festa externa, a Banda do Corpo de Bombeiros de Alagoas, e as filarmônicas, Boa Viagem, Santa Cecilia, Carlos Gomes e outros convidados foram as maiores expectativas das noites. As pessoas que participaram puderam contar com quermesses, brincadeiras e pescaria para as crianças. E registraram através de fotos e vídeos, os momentos de alegrias em painéis montados e decorados.
Por fim, foi realizada uma procissão solene, com participação dos fiéis pelas ruas do Conjunto Graciliano Ramos, após a chegada à igreja houve a Benção do Santíssimo e a realização de um bingo em prol da paróquia.