Paróquia São Vicente de Paulo inicia festa em comemoração aos seus 15 anos

Por Lucas Thaynan | Pascom Arquidiocesana

Centenas de fiéis participaram, neste domingo (23), da Santa Missa de abertura da Festa da Paróquia de São Vicente de Paulo realizada na igreja matriz, no conjunto Graciliano Ramos, parte alta de Maceió. Neste ano, a comunidade celebra também os 15 anos de fundação da paróquia.

Na celebração eucarística, concelebrada pelo pároco cônego Aluízio Roberto, o padre convidado Francisco Guido iniciou a homilia destacando a importância da atuação da juventude na Igreja. “Os nossos jovens são a esperança do presente, não é mais a do futuro, não. Porque eles são chamados a serem os novos evangelizadores para a Igreja”, salientou.

O sacerdote acrescentou falando sobre como o cristão deve se comportar diante dos desafios da caminhada. “Deus nos deu tudo para administrar a vida, a respiração, os filhos, os bens, os dons, a inteligência. Como ele nos deu isso tudo, ele pode nos dar muito mais. Nós somos administradores e não podemos enganar a Deus. E o mundo está aí fora querendo nos enganar 24 horas”, apontou padre Guido.

Após a celebração, os fiéis presentes foram até a entrada da igreja matriz e participaram do hasteamento da bandeira do padroeiro São Vicente de Paulo. A festa continuou com as atividades externas, ao som de muita música com o grupo Jeito Cristão. 

História de fé

Dona Laura Oliveira, 81 anos, de origem portuguesa relembra a caminhada da então comunidade nascida em 1992, no local onde hoje é o conjunto Graciliano Ramos, até se tornar na paróquia de São Vicente de Paulo.

“Quando eu cheguei aqui em 1993 já tinha umas pessoas engajadas de fazer uma igreja. E eu então me juntei a este grupo, que frequentemente trazíamos um padre para celebrar as santas missas. E depois neste terreno, que hoje está construída esta paróquia, fizemos uma cabana só para cobrir o padre. E logo depois conseguimos fazer uma capela, que inicialmente teve como padroeiro Jesus Misericordioso”, conta dona Laura.

Para ela, o momento mais marcante vivenciado na comunidade durante todo este tempo foi ver a igreja matriz enfim construída. “Minha maior alegria neste tempo todo foi ver esta igreja pronta, assim linda e maravilhosa. A gente começou do chão, no terreno e vi ser colocado o primeiro tijolo e hoje termos tudo isso é uma satisfação muito grande”.