No último domingo, dia 03, um dia de sol e de alegria, a Paróquia São Vicente de Paulo, no Graciliano Ramos realizou o casamento comunitário, com 15 casais da paróquia, que esperava por esse momento, com grande ansiedade. Para uns, era o dia de realizar o sonho de se casar na igreja. Para outros, como Regina Célia, uma das noivas, o sonho era não somente o de se casar, mas de poder voltar a comungar, depois de alguns anos afastados da Eucaristia. “O maior motivo para casar na igreja é poder voltar a comungar”, diz ela, momentos antes de subir ao altar.
A matriz de São Vicente de Paulo, que comporta aproximadamente 700 pessoas, estava lotada! Familiares e convidados com os olhos atentos para o grande momento dos noivos, para compartilhar e registrar o momento de júbilo. A celebração foi realizada após a missa, às 10 horas da manhã. A Pastoral Familiar foi a responsável em receber os noivos e organizar a celebração. E o pároco, Cônego Aluízio Júnior, sacramentou a união dos noivos. Emocionado pela quantidade de casais, o sacerdote fez uma importante observação: “Prestem atenção, meus irmãos e irmãs, como são as coisas de Deus! No ano em que celebramos 15 anos de paróquia, o nosso casamento comunitário teve 15 casais, sem que nada fosse planejado. Nunca houve um casamento com tantos casais, é coisa de Deus”, disse o celebrante, alegre ao ver a feliz coincidência que abrilhanta ainda mais os eventos de 15 anos da paróquia São Vicente de Paulo.
Um dos fatos que chamou a atenção de todos os presentes na celebração foi à entrada do primeiro casal de noivos. Renato Bertulino e Josefa Rocha, depois de 50 anos de vida juntos, e já na terceira idade, subiram ao altar para serem sacramentados em matrimônio. Ele de terno, ela de véu e grinalda, com tudo o que tem direito, deram um grande exemplo de fé, ao se casarem mesmo depois de tantos anos e poderem voltar a receber a Eucaristia. O Cônego Júnior chamou a atenção para o belo exemplo deles durante sua homilia, na qual pontuou que o centro do casamento deve sempre ser o crucificado. É de Cristo que vem a força, amor e o perdão, para que os recém-casados permaneçam fieis ao compromisso que firmaram um ao outro perante a Igreja, concluiu ele.
Para os paroquianos e o Cônego Júnior, esse dia vai ficar na memória e na história da Paróquia São Vicente de Paulo. Dia esse de muita alegria, emoção, surpresas e envolvimentos de todos que estiveram à frente, para que este momento fosse concretizado. E que ficasse a satisfação de todos que ali estava.