Pascom Senhor Bom Jesus – Matriz de Camaragibe
A paróquia de Senhor Bom Jesus, na cidade de Matriz de Camaragibe- AL, após celebrar o novenário, de 23 de Dezembro a 01 Janeiro, dedicado a seu Padroeiro, encerrou a festividade com uma vasta programação, com o tema: “Deixai vir a mim os pequeninos, porque deles é o Reino dos Céus, Mt 19,14”, e clima de oração, fraternidade e confraternização, os fiéis presentes viveram momentos de fé e devoção em uma tradição que tem mais de 300 anos.
Tradicionalmente antecedendo os festejos, no dia 16 de dezembro de 2018 foi realizada a II Cavalgada da Festa do Bom Jesus saiu da cidade de Passo de Camaragibe em direção a Matriz de Camaragibe com a participação de cavaleiros e amazonas de diversas partes do estado. No palco montado ao lado da Igreja Matriz ocorreram as Celebrações Eucarísticas, local escolhido para melhor atender a todos os que, com muita alegria, fé e devoção, participaram dos festejos.
As Celebrações Eucarísticas foram presididas por Pe. Gilberto Antônio, SDB (pároco da cidade), e Pe. Emerson Melo, SDB (Vigário Paroquial), Dom Antônio Muniz, O Carm., (Arcebispo de Maceió), Pe. Jaciel Bezerra (Paróquia Divino Espírito Santo – Salvador – BA), padres convidados das cidades vizinhas: Pe. Luiz Antônio Guimarães (Passo de Camaragibe) e o Diácono José Ronaldo dos Santos (São Luiz do Quitunde), padres salesianos convidados Pe. Marcos Antônio, SDB (ex-pároco da cidade), Pe. Sérgio Lucio, SDB (Reitor da Basílica Sagrado Coração de Jesus – Recife – PE), Pe. Francisco Ataíde, SDB (Juazeiro do Norte – CE).
Durante o novenário, foi realizada a II Carreata do Bom Jesus saindo da Comunidade Nossa Senhora Auxiliadora passando por diversas ruas da cidade com ciclistas, motos e carros e, ao final da carreata, no Coreto da Praça Bom Jesus houve um show com forrozeiros da região. Um dos momentos mais aguardados pelos devotos é a saída das imagens da Igreja Matriz para o palco onde foram realizadas as celebrações Eucarísticas. Tocar nas imagens ou até mesmo poder levá-las ao altar é o anseio de muitos devotos. O tradicional momento da saída das imagens para o banho de perfume no dia 31 de dezembro, as imagens passam parte desse dia na casa de uma família da cidade (de onde sai a bandeira para o início dos festejos) sempre acompanhada pela Filarmônica Bom Jesus e por diversas pessoas.
“Estou aqui sempre dia primeiro do ano pra agradecer ao Bom Jesus por tudo o que aconteceu no ano que passou. E próximo ano, se Deus quiser e o Bom Jesus, também estarei aqui de novo”, disse devoto de Maceió.
E no dia 1º de janeiro: a grande festa do padroeiro Senhor Bom Jesus, que começa com a Missa Solene às 10h da manhã e na parte da tarde às 16h a Celebração Eucarística acompanhada por centenas de fiéis, logo após a procissão pelas ruas da cidade. As imagens foram seguidas por milhares de fiéis que com fé e alegria cantavam os louvores ao Bom Jesus e recepcionadas por centenas de fiéis nas ruas por onde passavam.
“Faz cinco anos que vim aqui pela primeira vez, acompanhando minha nora que veio visitar a família. Nunca mais eu e meu marido deixamos de vir, venho até sem meu filho e nora. É uma alegria, uma emoção sem tamanho participar dessa festa”, externou devota de Pernambuco. Ainda em clima de festa, no dia 06 de Janeiro acontecerá o tradicional leilão de animais e prendas do Senhor Bom Jesus.