Por: Sávio Cavalcante e Ana Cristina Rocha | Pascom Matriz
Na noite da última segunda-feira, 14 de março, a Paróquia Senhor Bom Jesus, em Matriz de Camaragibe, realizou a abertura da campanha da fraternidade 2022 que aconteceu no Centro Juvenil Dom Bosco.
O pároco, padre Leoni, com sua animação deu inicio ao encontro, acolhendo todos que vinham chegando, com cantos e boas-vindas. O palestrante, padre Magno de Carvalho, sdb., vigário da paróquia nossa senhora das dores em João Pessoa, PB, foi quem apresentou o material da campanha que nos traz o tema: Fraternidade e educação.
Em suas palavras: é muito bom falar de um tema que para igreja é tão caro, para a sociedade é tão necessário e importante que é a educação, falar da campanha da fraternidade é recordar que estamos vivendo um tempo muito propicio para a salvação para uma reflexão da vida, e que a campanha da fraternidade faz parte de um itinerário quaresmal, e a quaresma representa tempo de preparação, onde somos convidados ao jejum, a oração e a caridade.
A cada quaresma, desde 1964, a igreja propõe um tema, que deve nos levar a refletir um contexto no qual a sociedade está inserida. A campanha da fraternidade se torna a ação do cristão no tempo quaresmal.
Padre Magno ainda falou da inspiração bíblica para a campanha da fraternidade, que é a passagem da mulher adultera, e como jesus com seu pensamento além daquele tempo olha para a mulher forma amorosa e acolhedora, e usa de uma pedagogia transformadora que busca libertar a mulher e ajudar os fariseus a pensar de uma forma diferente das que estão habituados.
Também relembrou o compromisso de todos como educadores, falando que a educação não está ligada apenas a educação formal, e que a campanha da fraternidade pede que nos reconheçamos na posição de educadores como pais, lideres de grupos e agentes de pastoral.
Em outro momento, o palestrante deu oportunidade aos que estavam ali presentes para partilhar sobre o tema e que foi ouvido, onde muitos compartilharam seus testemunhos e as pessoas que tinham como exemplo de educadores, como outros salesianos que já passaram por matriz de Camaragibe e outros líderes e professores que já não estão entre nós.
A secretária de educação do município, senhora Ana Gomes, que também é salesiana cooperadora, destacou que recebeu uma belíssima formação quando se tornou salesiana e que usara esse aprendizado, junto com o que foi passado na palestra, para tentar fazer em sua gestão uma educação de qualidade.
O encontro também teve apoio do padre Geraldo Albuquerque, sdb., que é diretor do centro juvenil, que também é uma grande escola, e ressaltou aos pais que estavam ali presentes que aquele espaço é para todos.
Toda a comunidade salesiana, que mora no território paroquial estava presente.
O encontro encerrou com a benção final, dada por padre Leoni.