Paróquia Universitária celebra dia festivo de Santa Teresinha

Procissão marcou o último dia da novena

A Paróquia Universitária celebrou, neste domingo (30), o dia festivo da padroeira Santa Teresinha de Lisieux. Os fiéis participaram do último dia da novena com Missa e procissão pelas ruas do bairro do Farol. A Missa Solene será celebrada nesta segunda-feira (1º), dia em que a Igreja celebra a carmelita.

O pároco, padre Elison Silva, refletiu durante a homilia sobre a vida de Santa Teresinha como modelo para os cristãos. “Com muita alegria vivemos esses nove dias de oração recordando a vida desta santa, que teve uma vida pequena, mas cheia de grande entrega; simples e escondida, mas o seu testemunho ecoava longe daquelas paredes do Carmelo. Na liturgia de hoje, podemos olhar o sinal de Santa Teresinha: ela não viveu a inveja, uma preocupação de Deus nas leituras de hoje. Teresinha nos ensina a viver as pequenas coisas pregadas por Jesus”, destacou o sacerdote.

Fiéis participaram da Missa na Igreja Matriz

Padre Elison falou ainda do desafio apresentado pelo Evangelho de Marcos (9, 38-48): “Não podemos ficar presos a uma vida que nos impede de ter a experiência cristã. Não podemos dar só a metade da nossa vida a Deus, mas sim tudo, como fez Santa Teresinha, que fez da mensagem do Evangelho um laço de amor entre ela e Deus. Somos convidados a fazer essa experiência de amor  e seremos capazes de seguir Jesus Cristo, verdadeiro caminho do amor”.

A devota Sandra Freitas sabe o hino de Santa Teresinha “de cor e salteado”. Além da rosa abençoada em mãos, a fiel carrega o testemunho e a gratidão. “Santa Teresinha representa paz, saúde, alegria e fé. Ela intercedeu a Deus para me livrar da morte, porque eu fui passar por uma cirurgia no coração já desenganada pelos médicos, mas graças a Deus estou aqui todos os anos agradecendo”, falou emocionada.

A procissão passou por algumas ruas do bairro do Farol. A demonstração de amor e devoção foi acompanhada de uma relíquia da santa, que é venerada há dois anos durante as festividades da padroeira.

Com a bandeira do Brasil durante a procissão, Mônica Malta tinha uma prece especial. “Estou pedindo bênção para a nossa pátria. Que a gente possa atravessar este momento difícil pelo qual o Brasil está passando e que Santa Teresinha derrame bênção sobre todos nós brasileiros”, disse a paroquiana do Divino Espírito Santo, Jatiúca.

A programação dos festejos continua nesta segunda (1º) a partir das 19h, com a Celebração do Trânsito Piedoso de Santa Teresinha, Missa Solene e a bênção das rosas.  A Igreja Matriz está localizada na Rua Capitão Samuel Lins.

Thiago Aquino / Pascom Maceió