Elisabete Silva Ferreira de Melo* – “Eu Creio que jamais vai perecer, quem sua Aliança fiel permanecer.” Na confiança nessas palavras do Pe. José Kentenich, nossa fé se fortaleceu ainda mais, com as 51 pessoas que selaram a Aliança de Amor com a Mãe Rainha, no dia 19 de setembro, no Santuário Tabor da Santidade de todos os dias, em Garanhuns/PE.
Em unidade com as paróquias
Seguindo fielmente o carisma do Movimento de Schoenstatt e o princípio norteador da sua espiritualidade: A Aliança, a confiança sem reservas e sem medidas e entregar tudo para Nossa Senhora, a Mãe e Rainha, nas duas paróquias da Área Mundaú, da Arq. de Maceió/AL, deu-se a preparação para que missionárias e famílias selassem a Aliança de Amor com a Mãe e Rainha.
De início, a coordenação da Campanha da Mãe Peregrina, nessa Área – em comum acordo com os párocos das Paróquias de Santa Maria Madalena, em União dos Palmares/AL e São Sebastião, em Ibateguara/AL – fizeram convites a quem desejava se preparar para selar a Aliança e organizou um cronograma para os estudos de preparação.
A Matriz de Santa Maria Madalena abriu suas portas e se tornou o centro dos estudos de preparação, acolhendo semanalmente também os paroquianos da paróquia São Sebastião. Elisabete Melo, transmitiu o conteúdo nos encontros, com a colaboração do Frei Wanderson Nogueira msf e orientação do Pe. George Lourenço msf.
É muito mais do que imaginava
Para Josetânia Maria da Silva, participar dessa formação: “Foi uma experiência única, que espero repetir outras vezes. Desde o primeiro dia, me senti bastante acolhida.” Thiago Rodrigo Souza da Silva conclui: “O movimento de Schoenstatt é muito mais que imaginava.” Mas, não foram só eles que cresceram. Elisabete revela: “Planejar, organizar e ministrar cada encontro de preparação para a Aliança de Amor foi um desafio para mim e um rico momento de aprendizado. Meu crescimento pessoal e espiritual foi imenso. Tenho a certeza e a alegria de dizer que ʽviʼ a Mãe e Rainha conduzindo cada detalhe e fazendo tudo como ela queria.”
Mãe e Rainha, eis-me aqui!
Após o estudo dos nove temas, em 19 de setembro, todos seguiram em romaria ao Santuário de Schoenstatt, em Garanhuns, para oficializar a Aliança de Amor. A Missa e o Rito da Aliança foram presididos pelo Pe. George, acompanhado pelo Pe. Valdo Omena. À luz da reflexão litúrgica do Evangelho de São Lucas, todos os presentes ouviram o sim de Nossa Senhora, ao anjo Gabriel, ao responder: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a vossa palavra!”
No Rito da Aliança, todos se unem a esse sim de Maria, ao responder, em voz alta, ao chamado por seus nomes, pela assessora Ir. M. Laíze Lisboa, dizendo: “Mãe Rainha, eis-me aqui!” Cada momento do rito continha a emoção da certeza de ser chamado para caminhar no servir, seguindo os passos da Mãe e Rainha. Os párocos entregaram a medalha, como símbolo da Aliança e cada um deixou seu nome escritos no Livro da Aliança, como sinal de que a sela definitivamente com a Mãe e Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt.
Momentos de Tabor
Quando partem de volta para suas casas, levam a força da Aliança e seguem como instrumentos da Mãe e Rainha, para transfigurar a realidade onde vivem.
“Foi um dia muito importante para me fortalecer na fé, uma emoção que não coube no meu coração e transbordou nos meus olhos. Sai do santuário renovado e mais fortalecido,” diz Thiago Rodrigo Souza da silva
Marivalda Azevedo conta: “Por alguns momentos, senti-me nos braços de Nossa Senhora. A Aliança de Amor é também um chamado para continuar na missão.”
“O momento da Aliança foi inesquecível e, com certeza, fortaleceu minha fé. Agradeço a Deus e à Mãe e Rainha por tudo que vivi e presenciei. Espero que mais missionárias tenha o privilégio de viver esse momento incrível, que nos fortalece cada vez mais na vida cristã,” finaliza Josetânia.
* Elisabete é Coordenadora da Área Mundaú
Fotos: Larissa Mickaelly e Pascom Paróquia Santa Maria Madalena