Paróquias do Vale do Paraíba participam das festividades da Padroeira na missa de meio-dia deste sábado (22)

(Foto: Ticiani. Pascom NSra. Conceição)

Marcos Filipe – Pascom Arquidiocesana

Todas as partes da Arquidiocese de Maceió estão representadas na Novena de Nossa Senhora dos Prazeres 2020. A celebração eucarística de meio-dia deste sábado (22) contou com a participação das paróquias do Vale do Paraíba.

A missa foi presidida pelo Padre Manoel Francelino e concelebrada pelo padre Alex Barbosa que também foi o pregador.

A Liturgia de hoje celebra Nossa Senhora como Rainha, festa instituída pelo Papa Pio XII em 1954. “Era o centenário da proclamação do Dogma da Imaculada Conceição. Maria é uma rainha acessível, pois todas as graças nos chegam através de sua mediação maternal. Lembremo-nos da bonita expressão dos padres da Igreja: Deus formou todas as águas e chamou de mar, juntou todas as graças e chamou, Maria”, disse padre Alex Barbosa.

O sacerdote lembrou que a proclamação de Maria como Rainha é a certeza de nossa fé, não somente como foi instituída essa memória, mas é assim que o Senhor Deus quis nos apresentar aquela que Ele escolheu para ser a mãe do seu Filho.

“A coroação de Maria como rainha de todas as coisas criadas, que contemplamos no quinto mistério glorioso do Rosário, está ligada à certeza de que ela foi assunta ao céu em corpo e alma. A mãe de Cristo efetivamente foi glorificada como rainha do universo, ela que na anunciação se definiu como escrava do Senhor. E ao longo da sua existência foi fiel, discípula e serva”, colocou.

(Foto: Ticiani. Pascom NSra. Conceição)

Na pregação, explicou que a glória de servir não cessa de ser a exaltação real de Maria. Assunta ao céu, não suspendeu serviço salifico, e recordou João Paulo II quando disse que em Maria não há uma glória pela glória, mas uma realidade do seu ser.

“Nossa Senhora subiu ao céu em corpo e alma para ser coroada pela Santíssima Trindade com senhora da criação. E para que se assemelhasse ainda mais a seu Filho, Senhor dos senhores e vencedor do pecado e da morte, foi exaltada pelo Senhor, como nos diz a Lumen Gentium número 59. Essa verdade foi afirmada desde os tempos antigos pela piedade dos fiéis e magistério”.

(Foto: Ticiani. Pascom NSra. Conceição)

A programação na Catedral segue com missa às 17h deste sábado (22) direto da residência particular do arcebispo e novena às 19h.

Para participar das missas durante a Festa da Padroeira, o fiel deve agendar aqui. A medida faz parte do protocolo sanitário da Arquidiocese e das recomendações dos órgãos de saúde.As missas diárias às 6h são transmitidas pela Rádio Difusora de Alagoas 960 AM; e às 12h pela Rádio Imaculada 92.3 FM. Além dessas, a de 17h como o arcebispo e a da novena Às 19h, são transmitidas pelas mídias sociais da Arquidiocese de Maceió.

As pessoas com mais de 60 anos, crianças, portadores de doenças crônicas ou do grupo de risco, devem permanecer em casa e acompanhar virtualmente.