Pasconeiros da Arquidiocese de Maceió e Diocese de Palmeira participam do 13º Mutirão Brasileiro de Comunicação, em João Pessoa

*Por Arabela  Moreira – Pascom Capela

(fotos: Pascom Arquidiocesana e Cortesia)

Comunhão, unidade e alegria para estar a serviço da Igreja marcaram a participação de Alagoas no 13º Mutirão Brasileiro de Comunicação, no Centro de Convenções de João Pessoa, na Paraíba. De 13 a 16 de julho, 19 agentes da Pastoral da Comunicação e dois padres da Arquidiocese de Maceió e Diocese de Palmeira participaram do encontro que teve como tema “Comunicar para a cultura do encontro”, conforme os ensinamentos do Papa Francisco.

A edição reuniu mais de 500 comunicadores de todo o país. Representantes de duas das três Arqui/dioceses de Alagoas (Arquidiocese de Maceió, Diocese de Palmeira) estiveram presentes no evento promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

A escolha da temática para essa edição teve como motivação a mensagem do Papa Francisco, que valoriza a escuta ativa, diálogo e amizade social. sobre a Cultura do Encontro. Dentre os temas abordados e os respectivos palestrantes, “Comunicar para a Cultura do Encontro” (Austen Ivereigh), “Rumo à Presença Plena” (Dom Valdir José), “Influenciadores Digitais: efeitos e perspectivas”(Fernanda Medeiros, Aline Amaro da Silva, Alzirinha Rocha de Souza, Vinicius Borges), “Amizade social e diálogo na era da desinformação (Mirticeli Medeiros) e “Ecologia integral e cultura do bem viver” (Márcia Medeiros). A Jornalista da Globo News e vaticanista, Mirticeli Medeiros, conduziu uma das palestras do Muticom e defendeu o conceito de amizade social propagada pelo Papa Francisco.

“O que seria essa amizade social? Pessoas juntas, independente das barreiras geográficas, religiosas, raciais, que se unem em prol do bem comum […] É um tema que a gente precisa estudar mais, explorar mais, porque é uma questão profética pra toda instituição e pra todas as pessoas de boa vontade, como Papa Francisco costuma dizer”, comentou a jornalista.

Além das conferências principais, essa edição do Muticom permitiu que os participantes montassem o percurso conforme seus interesses e necessidades, dentre reflexões teóricas-práticas a partir de 7 seminários: Comunicação e Mobilização Social, Cultura do Encontro e Povos Originários, Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, Educação Midiática e Cidadania, Catequese Digital e Algorética e Inteligência Artificial.

O Coordenador Nacional da Pascom e um dos responsáveis pela atualização do Diretório de Comunicação na Igreja do Brasil, Marcus Tullius, avaliou como positiva a realização do Mutirão.

“Foi uma experiência muito exitosa […], porque a gente pôde experimentar o nosso tema, que é Comunicar para a Cultura do Encontro. E o que o mutirão proporcionou foi isso, que as pessoas pudessem se encontrar, se rever, se conhecer e fazer essa bonita experiência de que a comunicação nasce e brota desse espírito de comunhão: quando nós encontramos as pessoas, quando nós olhamos nos olhos. É a partir disso que nós então podemos nos realizar enquanto comunicadores católicos”, declarou Marcus.

A Arquidiocese de Maceió foi representada por agentes de várias áreas pastorais, dentre eles a coordenadora do setor de comunicação da Arquidiocese, Maria Cícera. “Presencialmente foi a primeira vez que eu participei do Mutirão Brasileiro de Comunicação, porque o primeiro foi on-line e o os outros não tive oportunidade de ir. Então a Pascom da Arquidiocese não mediu esforços para que pudesse ir uma caravana com maior número, porém os que foram representaram bem e, como Arquidiocese, levamos a alegria de sempre, a unidade; mas principalmente o que o nosso pastor nos ensinou esses anos e continua nos ensinando, que é uma igreja preocupada sempre com todos. Isso enriquece a nossa comunicação”.

Esteve presente também o Vigário de Pastoral da Arquidiocese, Padre Fernando Bezerra. O Sacerdote, que já participou de encontros nacionais e internacionais, lembrou da importância de gerar comunhão na Igreja: “Eu acredito muito que a comunicação coerente, séria, também é um meio de evangelização. Em sua fala, Dom Valdir falava da importância da comunicação e da Páscoa para ajudar a quebrar os desafios, as divisões. Todo pasconeiro deve ter essa preocupação em gerar comunhão. Cada um de nós tem essa missão de ser esse microinfluenciador com suas redes sociais, com seu trabalho”.

A caravana de Alagoas contou com a participação de agentes da Pastoral da Comunicação da Diocese de Palmeira dos Índios. Entre eles, o jovem Messias Assunção, da cidade de Piranhas. O agente decidiu participar às vésperas do encontro, gerando unidade entre Diocese e Arquidiocese.

“A Igreja de Cristo tem essa união, a união universal. A partir do momento que estamos nessa crença pela Graça do Senhor, estamos em unidade”, partilhou o agente.

O Coordenador Pastoral da Área do Vale do Paraíba, Padre José Eridan, manifestou seu reconhecimento da dimensão do Muticom para as paróquias e a participação dos agentes da área no evento.

“Cumprimento e parabenizo a Pascom de nossa área pastoral, notadamente, as paróquias de Capela e Viçosa […], que refletiram conjuntamente sobre a democratização e as políticas de comunicação. Deus abençoe e renove a vocação e missão da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Maceió.”

O 13º Muticom encerrou de forma solene, cuja missa de encerramento foi presidida pelo Presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB, Dom Valdir José, contando também com a participação de bispos, padres, autoridades civis, pesquisadores e comunicadores do Brasil.