“Pasconeiros” da Arquidiocese de Maceió relatam a experiência de participar do 12ª Edição do Mutirão de Comunicação

*Por Marcos Filipe – Pascom Arquidiocese de Maceió

A Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Maceió se fez presente na 12ª Edição do Mutirão de Comunicação ocorrido nos dias 23 e 24 de julho. A participação foi dupla, além de expectadores, membros paroquiais da Pascom serviram como voluntários durante as mais de 15 horas de programação.

Devido a pandemia da covid-19, o evento precisou ser virtual, mas nada impediu que o Brasil inteiro participasse, reunindo aproximadamente cinco mil pessoas. O principal objetivo era tornar o encontro um espaço de estudo, troca de experiências e apontamentos de novos rumos para a comunicação católica brasileira.

Os voluntários da Arquidiocese de Maceió ajudaram na organização das salas virtuais e o atendimento pelo ChatBot, onde os participantes acompanhavam toda a programação, como nos explicou a coordenadora arquidiocesana da Pascom, Maria Cícera.

“Foi a minha primeria experiência de serviço e participação em um mutirão nacional, a gente sempre exerce essas funções quando ocorre no regional que é também um reflexo do nacional, que neste ano teve uma dimensão mais complexo, não somente por ser virtual, mas nos tornou, cada um em seus lares, mais próximos uns dos outros”, ressaltou.

Ela disse que a experiência deixou marcas para toda uma vida. “O que vi e aprendi levarei para a minha vida de serviço. Além de dos motivar para uma comunicação séria e comprometida com a verdade e o Reino de Deus”.

Cícera também comentou sobre a participação de agentes da Arquidiocese no serviço. “Éramos dez pela Arquidiocese de Maceió e pelo regional nordeste II, tínhamos mais dois agentes da Diocese de Patos-PB, nos fazendo inclusos no processo de comunicação na Igreja do Brasil”.

Quem também relatou sua experiência foi Rafaela Santos, da quase paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens, em Coqueiro Seco: “Foi um evento maravilho, onde obtive conhecimento desde os momentos de oração, até as palestras que tocaram o nosso coração. E me ajudou a buscar caminhos para fortalecer a Pascom na minha paróquia e evangelizar da melhor forma”.

O evento foi promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com realização da Pascom Brasil, Signis Brasil e Rede Católica de Rádios e patrocínio da Agência Parábola, CiaTicket, Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos, Magnificat e apoio da Lumina Viagens e Turismo, PUC Minas e Arquidiocese de Belo Horizonte.

Participaram das equipes de secretaria os agentes:
Carlos Roberto – Pascom Arquidiocesana
Neandro Cavalcante – Paróquia Nossa Sra. da Conceição – Marechal Deodoro
Rafaela Santos e Monique Macena – Quase Paróquia Nossa Sra. Mãe dos Homens – Coqueiro Seco
Leineide Raimundo – Quase Paróquia São Frei Galvão – Cidade Universitária
Margarete Pereira e Larissa – Paróquia São João Bosco – Benedito Bentes 2
Audenise Costa – Comunicação Santuário Arquidiocesano
Ronyery – Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora – Eustáquio Gomes
Maria Cicera – Pascom arquidiocesana