Texto: Gabriel (Pascom Passo) / Fotos: Bero Carvalho (Pascom Passo)
No dia 08 de dezembro, domingo, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Passo de Camaragibe, celebrou sua querida e excelsa Padroeira, de igual forma também rendeu graças a Deus pelos 155 anos de Paróquia.
O dia solene se deu com a alvorada festiva e a Missa Solene, presidida pelo frei Roberto Honorato, guardião do Convento dos Capuchinhos em Maceió. Esta Missa teve um grande marco histórico com a entronização e bênção da Imagem Fac-símile da Padroeira, a Imaculada Conceição. Nessa ocasião, os devotos expressaram muito amor e fé à Virgem Maria cantando solenemente o hino da padroeira.
Na tarde festiva, as comemorações se deram com a Missa Festiva, presidida pelo administrador paroquial, padre Luiz Antônio, que exortou todos os camaragibanos que “antes do Passo ser emancipado, a Paróquia dedicada à Imaculada Conceição já estava instalada neste lugar e é uma sinal visível de que Deus habita esta cidade. Além do mais, celebrar a Imaculada Conceição de Maria é celebrar o convite que Deus faz a todos os seus filhos para abandonarem o pecado e abraçar a vida de santidade”.
Após a Celebração Eucarística, houve a Procissão Solene que levou centenas de camaragibanos e caravanas de outras cidades à demonstrarem sua fé e devoção de modo público a Nossa Senhora da Conceição, tendo a certeza de que Ela é a Mulher Jovem, para uma Igreja Jovem, conforme foi o tema da festa deste ano, extraído da Exortação Apostólica Pós-Sinodal ‘Christus Vivit’: “Maria é o grande modelo para uma Igreja jovem!”.
“Foi um dia maravilhoso, cheio de emoção. O coração pulou de alegria ao ver a imagem réplica da padroeira, as lágrimas já começavam a encher os meus olhos só de ver aquela imagem e também a procissão. Foi tudo muito lindo!”, ressaltou a senhora Lourdes Rodrigues sobre o dia solene.