Pascom Arquidiocese de Maceió
“Hoje, toda a Igreja no Brasil olha para o céu, desejando contemplar a face de Deus, um dia, ao lado de Maria”. Foi assim que padre Fernando Bezerra, iniciou a celebração da quinta noite da festa de Nossa Senhora dos Prazeres, neste domingo (21).
Animaram a Liturgia o ECC, Juventude Missionária, Pastoral da Aids, Pascom, Pastoral Carcerária e Catequese.
“Um devoto de Maria nunca deve perder a festa da Assunção, maior celebração da Mãe de Deus. Rezamos no prefacio que ela é a aurora da nossa esperança de um dia estar nos céus”, falou o sacerdote.
E continuou: “Nas escrituras, a primeira mulher que aparece é Eva, que está nua. A última, está revestida de Sol. O pecado arranca a nossa veste, a nossa dignidade, assim como Eva. Já a segunda mulher tem a dignidade restabelecida. Mas quem é o Sol? Quem dá o brilho a ela? Jesus. Ou seja, Maria é a mulher revestida de Cristo. Ele retoma a veste da nossa dignidade”.
“Na cabeça uma coroa com doze estrelas. Essa mulher é coroada pelos cristãos. Essa mulher é a Igreja, mas quem é modelo de Igreja? Maria”.
E no final da homilia, recordou a devoção à Virgem dos Prazeres. “Que a Virgem nos ajude a ter coragem, e que nas tempestades, possamos ser sinal de Cristo, resplandecendo a sua luz. E assim, um dia está com ela no céu”.
Movimentos unidos em sinodalidade
O coordenador da Juventude Missionária, Amaro Jorge, falou que o grupo retornou as atividades presenciais nesse pós-pandemia. “Temos seis grupos na Arquidiocese e é com grande alegria que estamos na festa da Padroeira”.
A Pastoral da Aids, uma das mais caçulas na Arquidiocese, entre os movimentos, também esteve presente. “Articulamos com os nossos agentes para estar aqui. É sempre emocionante”, disse Joselete Andrade.
Os catequistas realizaram a sua tradicional caminhada que neste ano saiu da Igreja de São Gonçalo. Com a presença de outras pastorais, rezaram o terço e seguiram em direção à Igreja Mãe.
“Estamos vivendo essa sinodalidade também na Educação da Fé dos filhos de Deus. Passamos muito tempo no virtual, e aqui temos a oportunidade de nos encontrarmos e estarmos juntos”, disse Luiza Carlos Ramos da Comissão Para Animação Bíblico-Catequética.