Missão Jovem Arquidiocesana é realizada em Joaquim Gomes

Texto: Rosileide Nascimento / Pascom Joaquim Gomes

A Paróquia de São José Operário em Joaquim Gomes, sediou a Missão Jovem Arquidiocesana 2018,trazendo Jovens da Capital Metropolitana e de algumas Cidades da nossa Arquidiocese:Rio Largo, União dos Palmares, Paripueira, Messias, Murici, Colônia Leopoldina. E,dos Bairros Metropolitanos:Trapiche, Poço, Vergel, Salvador Lyra, Clima Bom.A Missão aconteceu nos dias 15, 16 e 17 de Novembro nas Comunidades Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora de Fátima e Santo Antônio.

De acordo com a Coordenadora Arquidiocesana da Juventude Missionária (JM) , Liquinha Quintino, a Missão realizada foi um trabalho em comunhão com a Paróquia São José Operário e com toda Juventude Missionária da Arquidiocese de Maceió. Faz parte da metodologia da JM, “nos preocuparmos com a Missão Ad gentes, ela está dentro da nossa metodologia,por isso insistimos em trazer para esta Missão o testemunho da Joice Naira(Coordenadora Estadual do Piaui)” afirmou Liquinha.

A Missão contou com a participação da Coordenadora Estadual da Juventude Missionária do Piauí, Joice Naira, a qual falou um pouco de sua Missão recente no Haiti. Houve Show de Talentos Missionário ao final da Santa Missa celebrada na sexta feira, (16). Joice Naira tirou dúvidas dos Jovens envolvidos na Missão Arquidiocesana 2018, falando um pouco mais de sua experiência como Missionária no Haiti em uma”Roda de Conversas”que foi realizada no último dia da Missão.

Uma das coisas que a Missionária falou na”Roda de Conversa”, foi algo de muito importante que ela aprendeu nos três meses de Missão:Não se preocupar com o que falar ou com o resultado da Missão “o objetivo da Missão é você viver a Missão”. É falar aquilo que você tem ou sabe, se eu não me encontrei com Jesus como que eu vou falar sobre o que eu não sei? A gente quando vai para uma Missão, nos preocupamos em dar o nosso melhor e na Missão, eu aprendi que não devemos dar o nosso melhor, mas o nosso tudo” afirmou Joice Naira.

Na Missa do dia 16, houve também, um breve momento de partilha de três jovens que deixaram sua casa, suas Paróquias por um fim de semana para fazer parte dessa Missão. Esse breve momento, foi logo após ao testemunho da Missionária o qual eles puderam partilhar para toda Comunidade ali presente, momentos muito significantes para suas vidas.

Matheus Galdino de União dos Palmares, falou sobre suas experiências na Missão e disse que o que ele aprendeu foi sobre o amor e foi amado através do sorriso de uma senhora em uma das visitas. Ele cita também a frase de Madre Tereza de Calcutá a qual nos diz “toda vez que você sorri para alguém, é uma ação de amor, um presente a essa pessoa, uma coisa linda”, através dessa frase ele convidou a todos a amar por meio do sorriso.

Aldemir Miranda, 21, da cidade de Messias, falou que a Missão nos tira do comodismo e nos faz enxergar a realidade dos outros. Ele conta também, que é preciso se preencher de Cristo, conhece-lo para então poder leva-lo aqueles que precisa, e muito mais, é preciso ser testemunho vivo de Cristo. E, Eronilson Ribeiro, da Paróquia Nossa Senhora do Carmo de Colônia Leopoldina, Assessor da JM de sua Paróquia partilhou sobre realidade encontrada totalmente diferente das Missões que já participou, cuja realidade era de encontrar pessoas carentes de atenção. Carentes de pessoas que a ouvissem e com os Missionários elas puderam ser ouvidas. Ele diz que saiu de sua Paróquia para evangelizar e saiu evangelizado, e menciona a uma frase de São João Paulo II que fala sobre ser cristão é estar no mundo sem ser do mundo.

Diante de todo empenho da Juventude Missionária de Joaquim Gomes, Liquinha fala sobre a importância do Testemunho da Missionária Joice Naira para eles “a perspectiva que acredito que vai fazer firmar os Jovens daqui é o testemunho da Joice, o testemunho dela que nos ensina a nos despojar de si para ir ao encontro do outro” frisou. Ela deixou firmado o retorno das JMs com a Pós-Missão na Paróquia São José Operário para Julho de 2019