Centenas de fiéis participaram da Solenidade de Nossa Senhora das Graças, na noite desta terça-feira (27), no bairro da Levada. Mesmo sob chuva, a procissão luminosa marcou o dia festivo da padroeira. Mais cedo, a Santa Missa na Igreja Matriz foi presidida por padre Nilton Marques. Nesta quarta-feira (28), acontece a Missa de Ação de Graças às 12h.
“Com Nossa Senhora ser sal da terra e luz do mundo” foi o tema escolhido para a reflexão da festividade deste ano com o setenário. O administrador paroquial, padre Nilton Marques explicou que além das celebrações, os fiéis foram convidados à prática da caridade.
“O povo vivenciou momentos de fé na oração, na participação da Eucaristia, adoração ao Santíssimo Sacramento, novena e também momentos na prática da caridade, o atendimento aos nossos irmãos que moram na praça e outros que chegaram por aqui. Foi uma experiência boa, pois é Nossa Senhora das Graças que reúne seus filhos para momentos de fé e oração, mas também levar isso para a vida, com a caridade e o testemunho”, disse o sacerdote.
Lucas Guilherme, de 8 anos, não saiu de perto do andor de Nossa Senhora das Graças nem por um instante. O pequeno carregou, durante o percurso da procissão, uma réplica da imagem. E é no coração que ele também guarda a Virgem Maria: “Gosto muito dela, porque ela é a mãe de Jesus e minha padroeira. Foi uma noite muito boa e não me cansei”.
Entre os fiéis que estavam para agradecer por graças alcançadas, uma era a Lêda Lins, de 67 anos. Ela foi morar há 21 anos na cidade de Pão de Açúcar, sertão de Alagoas, mas não deixa de participar da festa e enfrenta três horas de viagem para agradecer por uma graça alcançada:
“Há 40 anos estava com tumor de sangue nas cordas vocais. O médico falou que a solução era uma cirurgia, mas cheguei aqui na Igreja, pedi a Nossa Senhora que intercedesse ao Filho para que Ele me concedesse a minha saúde. Continuei sendo acompanhada pelo médico, mas graças a Deus e a Nossa Senhora fiquei curada”, conta emocionada.
A procissão foi animada pelo Ministério Filhos de Deus e pela Banda Bráulio Pimentel, de São Miguel dos Campos.
Thiago Aquino / Pascom Maceió