Uma multidão de fiéis compareceram à Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar nessa sexta-feira (1), para o último dia do novenário em homenagem a padroeira da cidade. A celebração foi presidida pelo padre Hamilton Alves Barbosa, da Paróquia de São Sebastião, em Rio Largo.
Antes do início da celebração, o pároco – padre Roniel Ferreira – presidiu um momento de oração e espiritualidade com os fiés que chegaram mais cedo à igreja.
A celebração teve início logo após a chegada da procissão que percorreu as ruas da cidade e foi encerrada com a chegada de das imagens de São Pedro e de Nossa Senhora do Pilar, que foram carregadas pelo cortejo.
Durante sua homilia, padre Hamilton ressaltou o antagonismo existente na fé de Eva e de Nossa Senhora. O sacerdote explicou que a Mãe de Jesus foi determinante para que as promessas do Senhor fossem cumpridas.
“Percebemos em Maria raízes de uma sociedade justa, fraterna e solidária. Maria, aquela que deixou de encantar pelas promessas de Deus. Eva deixou de iludir pelas promessas da serpente. Maria foi buscar a eternidade. Eva deixou seus olhos cheios das coisas passageiras. Maria se encheu do espírito de Deus. Eva encheu-se da ganância vinda da serpente. Vivemos em uma vida em que enchemos nossos corações de coisas que nos deixam com falta de desejo das coisas do céu”, discorreu.
O celebrante seguiu sua homilia destacando a importância de escolhermos estar ao lado de Maria para bem viver o amor de Cristo e renunciar aos males que a serpente nos oferece.
“Nós temos que insistir a sermos amigos da serpente ou sermos mais amigos da Virgem Maria? Se ela esmagou a cabeça da serpente, nós também podemos. O verdadeiro devoto de Maria é aquele que não pode estar desarmado em seu campo de batalha. Se nós queremos construir uma verdadeira sociedade, precisamos de elementos que é o avanço no conhecimento da Palavra de Deus. Nós ficamos parados no tempo e com dificuldade de passar as páginas das sagradas escrituras. É preciso que a gente se sinta mais irmãos, mais filhos de Maria e seguidores de Jesus Cristo através da Palavra”, pontuou.
Por fim, o presidente da celebração orientou os fiéis presentes que não há razão em seguir a Cristo sem o auxílio de Sua Mãe. “Há muitos que querem seguir a Cristo sem ajuda da Virgem Maria, mas nós estamos aqui para dizer que queremos caminhar com Jesus justamente com auxílio da Virgem Maria”.
Ao final da Missa, membros de movimentos jovens da paróquia apresentaram um número musical que simbolizou a relação de Nossa Senhora do Pilar com a o município erguido em sua homenagem.
Por Fillipe Lima / Pascom Arquidiocese de Maceió