Procissão e Missa marcam solenidade da padroeira de Santana do Mundaú

Centenas de fiéis participaram, na tarde deste domingo (20), da procissão de Senhora Sant’Ana, em Santana do Mundaú. O gesto de amor pela padroeira da cidade foi coroado com a bênção do Santíssimo Sacramento, momentos que marcaram o encerramento da festividade de 2019. Pela manhã, a Missa Solene reuniu os devotos na Igreja Matriz.

Já é tradição de décadas na Paróquia Senhora Sant’Ana de celebrar a festa em janeiro, o maior ato de fé da cidade. Durante a procissão, os testemunhos são comuns. “Este momento representa pra mim uma manifestação de fé e amor a nossa padroeira Senhora Sant’Ana. Hoje é uma oportunidade de render graças e agradecer as bênçãos recebidas e também fazer os pedidos. É mais agradecer do que pedir”, disse Juvenilton Alves do Apostolado da Oração.

Além do andor de Senhroa Sant’Ana, mais 10 imagens acompanham a procissão, a exemplo de São Sebastião que é celebrado neste dia. Cada andor é patrocinado por uma família como gesto de agradecimento por uma graça alcançada. A participação das comunidades também é uma marca da solenidade.

“É um momento culminante de manifestação de fé do povo de Senhora Santa, de Santana do Mundaú. Aqui vem todas a comunidades participar desse evento, prestando louvores à avó de Jesus,  a nossa vó querida.   Todos foram  chamados a participar desse ato público de fé, desde o início do novenário até este momento que é coroado com a bênção do Santíssimo”, destacou padre Givaldo Rocha, administrador paroquial.

Missa Solene

Os paroquianos e visitantes participaram da Missa Solena pela manhã, na Igreja Matriz. A celebração foi presidida pelo padre Josemildo Santos, da Paróquia São José de São José da Laje. “Vocês vivenciam agora o final da festa, mas a missão continua. Que sejamos sinais do amor de Deus na comunidade”, refletiu o sacerdote durante a homilia. No final, também houve homenagem dos repentistas Everaldo Caetano e José Maria.

Novenário

A Paróquia celebrou a padroeira com novenário, que teve início no dia 11 de janeiro. Durante as noites, grupos, comunidades e representantes do Poder Público municipal participaram ativamente das celebrações.

Pascom Mundaú