Província Eclesiástica de Maceió se une para conscientizar católicos para as eleições 2020

Arquidiocese de Maceió e as Dioceses de Penedo e Palmeira dos índios se unem em campanha e lançam Cartilha Política

Por Marcos Filipe | Pascom Arquidiocesana

Com a proximidade das eleições municipais de 2020, a Província Eclesiástica de Maceió, que reúne as dioceses de Penedo e Palmeira dos Índios, e a Arquidiocese de Maceió, lançam uma cartilha com orientações para os fiéis e o subsídio foi produzido pela Comissão de Fé e Política da Arquidiocese.

O arcebispo metropolitano, Dom Antônio Muniz Fernandes, O.Carm., explica que documento traz a visão da Igreja para o pleito deste ano. “Nossa maneira de entender a política como Igreja e nossas humildes sugestões para a administração. A coisa pública é de alta responsabilidade para nós cristãos. Não adianta ficar lamentando que os políticos não estejam agradando. Devemos saber na hora da escolha, quem elegemos para os mandatos”.

A cartilha também está sendo entregue, pelo cônego Walfran Fonseca que coordena a Comissão de Fé e Política da Arquidiocese, aos pré-candidatos de todo o Estado para os cargos de prefeitos e vereadores.

“Queremos mostrar o que pensa, o que faz a Igreja Católica neste âmbito. Não de procurar privilégios para ela própria. Trata-se de princípios que devem reger aquilo que vai ser a política pública de um prefeito e o dever de um vereador” e completou: “As políticas públicas são o que nos interessam, como a Educação; o interessa a vida, desde o nascituro àquele que vai morrer; o trabalho, o amparo aos pobres”.

Dom Muniz resume informando que o conteúdo traz o doutrina social da Igreja. “Nossa preocupação com bem comum, a lisura das nossas administrações e consequências das nossas decisões políticas”.

O material pode ser baixada gratuitamente pelo site: https://www.centenarioarqmaceio.com.br/

Até as eleições em Novembro, a Arquidiocese de Maceió lançará vídeos em suas redes sociais com padres e leigos abordando os assuntos da cartilha.

O que encontramos na cartilha?

Em sua introdução, o documento traz como irá ocorrer as eleições deste ano em meio a pandemia da Covid-19, passando pela importância do voto e os direitos e deveres dos cidadãos.

A cartilha também traz a um resumo sobre o papel do prefeito e dos vereadores e como fiscalizar o destino dos recursos públicos.

Além disso, trata sobre corrupção eleitoral e as fakes news, e como denunciar estes tipos de crimes.