Por Maria Eduarda Carvalho | Pascom Sta Maria Madalena -UdP
O Arcebispo metropolitano, Dom Antônio Muniz Fernandes, presidiu a Celebração Eucarística na qual crismou cerca de 285 jovens na Paróquia de Santa Maria Madalena, na cidade de União dos Palmares, Zona da Mata alagoana, na sexta-feira (27). Durante a homilia, o Arcebispo enfatizou a importância da caridade na vida do cristão e de colocar em prática os dons recebidos pelo Espírito Santo.
A celebração foi o ápice, onde os jovens e adultos após cerca de um ano e meio de preparação puderam confirmar a sua fé. “É um momento muito especial para nós católicos, para mim é uma sensação muito gostosa e muito gratificante receber o sacramento da Crisma na Paroquia onde eu sirvo, fui batizado e recebi minha Primeira Comunhão”, contou o crismado João Farias.
O Padre George Lourenço, pároco, explicou que a Igreja vive em constante movimento, um movimento ocasionado pela ação do Divino Espirito Santo, e que ao receber o sacramento da confirmação, os jovens além de receber o Espírito Santo e o dom de Deus, receberam uma força para impulsioná-los na missão. “A celebração de hoje, a festa de hoje, mostra que nossa igreja, a Paroquia de Santa Maria Madalena, e de uma maneira geral, que a Igreja de Cristo, a Igreja Católica seja ela onde estiver continua viva, se movimentando pela ação do Espírito Santo e continua sendo fiel à sua missão. Apesar das falhas que existem dentro do nosso coração e em nós, continuamos abertos a essa graça e Deus continua agindo através de nós”, finalizou o pároco.
Luciana é catequista e contou que apesar das dificuldades, com a ajuda de Deus e das colegas Manu e Elaine, conseguiu concluir com sua turma de 27 crismandos. “Para mim foi muito importante, quando começamos era um pouco difícil porque os jovens muitas vezes queriam desistir, mas graças a Deus me sinto realizada de hoje ter concluído com a minha turma, para mim foi muito importante. Eu falei para eles e continuo falando, a missão continua, não terminou”, explicou Luciana.
A celebração Eucarística foi concelebrada por Cônego Bacilon Monteiro da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Rio Largo; Padre Lourenço Jr. da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, do Distrito de Rocha Cavalcante em União dos Palmares; Cônego Cícero Leite, da Paróquia Nossa Senhora das Graças em Maceió; e do Padre George Lourenço, responsável pela Paróquia de Santa Maria Madalena de União dos Palmares.
Dom Antônio Muniz expressou sua felicidade em estar de volta a União dos Palmares para esse momento tão especial, “é uma grande alegria poder voltar sempre ao convívio de União, e de modo muito especial estar convivendo e celebrando este dia da festa dos crismandos, que agora crismados e crismadas, exatamente participar desta alegria da força do Espírito Santo e celebrar esta força na nossa Igreja Católica e na nossa convivência. ”, enfatizou o Arcebispo.
Juntamente com o Batismo e a Primeira Eucaristia a Crisma completa os sacramentos da iniciação cristã da igreja católica, é através desse sacramento os jovens são ungidos e recebem os dons do Espírito Santo, que ao todo são sete: sabedoria, inteligência, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus.