Quase Paróquia São Pedro e São Francisco, no Vergel do Lago, realiza I Cerco de Jericó

Por Caroline Cristina Bulhões Santos | Pascom Lagunar

(Fotos: Pascom Lagunar)

A quase paróquia de São Pedro e São Francisco, localizada no Vergel do Lago, sob a administração do Padre Adriano Vieira realizou, o I Cerco de Jericó, de 03 e 10 de novembro, com o tema “Derrubando as muralhas pela força da oração.”

A programação contou com Celebração Eucarística, durante os sete dias, às 12h, presidida por Pe. Adriano Vieira e após a Santa Missa o Santíssimo Sacramento ficava exposto para adoração dos fiéis até a próxima celebração, às 19h, presidida por padres convidados; o seminarista Cosme Evangelista auxiliou em todos os momentos. Durante o Cerco de Jericó também houve confissões, das 14h às 21h, sorteios de brindes, barracas de lanche, música e muita animação com os jovens da comunidade.

Padre Adriano Vieira explicou o motivo de realizar o I Cerco de Jericó neste tempo tão difícil de pandemia. “As orações de cura e libertação têm feito bem a tantas pessoas, mas que, infelizmente, muitos não conhecem esse meio de crescimento espiritual e, por isso, sofrem e não experimentam a bênção de Deus, com esse intuito de oração profunda e a necessidade do povo em ter essa intimidade com Deus decidimos fazer o Cerco de Jericó, e contáveis serão as graças alcançadas”.

O último dia do Cerco teve a seguinte programação: Santa Missa, às 06h, 12h e 15h presidida pelo administrador paroquial, Padre Adriano, na celebração da noite a presidência foi do Pe. Jan Carlos, que em sua homilia levo os fiéis a refletir a importância de viver aquilo que Deus sonhou para cada um: “É preciso que o poder do Sangue e Corpo de Cristo nos transforme, nos lave e nos purifique. Sozinhos não podemos prosseguir’’ destacou o sacerdote.

Após a Celebração Eucarística aconteceu a adoração ao Santíssimo e as 07 voltas, momento de forte reflexão e renovação espiritual. Ainda na mesma noite houve a carreata com o Santíssimo Sacramento pelas ruas do bairro, passando pelas comunidades de Santa Terezinha e São Francisco de Assis.

“De início eu e os demais jovens não imaginávamos a importância de vivenciar o Cerco de Jericó, e por ser o primeiro ano em nossa quase paróquia fomos surpreendidos com a graça de Deus, no primeiro dia já pude sentir a primeira muralha derrubada, no segundo dia comecei a sentir verdadeiramente o significado daquele momento, devido a alguns problemas pessoais estive um pouco afastada do serviço da comunidade, mas pude sentir a presença de Deus em minha vida e que por meio da oração nós conseguimos tudo.” testemunhou a jovem Kassia Rocha, membro do Movimento Eucarístico Jovem.

Cosme Evangelista, seminarista, também relatou um pouco sobre sua experiência no Cerco: “O cerco de jericó é esse momento de adoração ao Santíssimo Sacramento dia e noite, onde a gente consegue enxergar milagres e conversões, e através desses momentos de adoração é quando conseguimos perceber o quanto Deus é bom e se coloca na simplicidade da Eucaristia para se fazer presente em nossas vidas. Consegui sentir durante os momentos de intercessão o desejo e a necessidade das pessoas em estarem ali rezando, e hoje já é possível perceber a mudança na postura das pessoas da comunidade durante as missas e a importância da Eucaristia na vida delas”.  Ele conclui dizendo que devemos interceder diante de Deus por aqueles que precisam, pois Ele escuta nossa prece quando feita com sinceridade e honestidade e que para a oração não existe distância, barreira, obstáculo e altura, se Deus inspira em seu coração rezar por alguém, reze.

Por fim Padre Adriano Vieira agradeceu a comunidade pelo empenho durante os 07 dias, pela presença de cada um, de modo particular aos sacerdotes que se disponibilizaram a celebrar junto a seu povo transmitindo assim a graça de Deus. “As muralhas caíram e a graça de Deus foi derramada pelo poder da oração.” concluiu o Padre.

Cerco de Jericó e os celebrantes convidados

O Cerco de Jericó são os 7 dias e 7 noites de orações consecutivas na presença do Santíssimo Sacramento, onde através do poder da fé e da oração os fiéis conseguem  ficar próximos de Jesus Sacramentado, que a todo momento realiza maravilhas em todas as vidas.

 

Pe. Ronaldo Santos – Paróquia Mãe do povo – São Miguel dos Milagres

Pe. Tito Regis  – Paróquia São Miguel Arcanjo  – Colina

Pe. Cicero Silvestre – Paróquia Nossa da Graça – Pilar

Pe. Manoel Francelino – Paróquia Imaculada Conceição – Atalaia

Pe. Augusto Jorge  – Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres

Pe. Luciano Soares – Paróquia Santa Luzia de Siracusa – Santa Luzia do Norte

Pe. Guido – Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Feitosa

Pe. Jan Carlos  – Paróquia São João Batista e Santa Isabel